Formação continuada em acessibilidade atitudinal

relato de experiência da aplicação do Protocolo Comunidade de Práticas em Bibliotecas Públicas

Autores

Palavras-chave:

Acessibilidade atitudinal, Biblioteca pública, Comunidade de Práticas, Formação continuada, Relato de experiência

Resumo

Identifica lacunas na literatura de formação de profissionais de bibliotecas públicas sobre acessibilidade atitudinal. Objetiva relatar a aplicação do Protocolo Comunidade de Práticas em Bibliotecas Públicas (COPBP), em uma rede de bibliotecas públicas de um município do Estado do Rio de Janeiro e concepção e execução de ação de formação continuada sobre acessibilidade atitudinal. Caracteriza-se como pesquisa social, com objetivo descritivo, com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência. Descreve ação de desenvolvimento profissional, aplica técnicas de escutatório e conversatório e ministra minicurso. Conclui que o Protocolo COPBP une teoria e prática para formação sobre acessibilidade atitudinal nas bibliotecas públicas.

Biografia do Autor

Janicy Aparecida Pereira Rocha, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professora na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro  (UNIRIO), onde integra o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão. Docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos (PPGARQ/UNIRIO). Líder do grupo de pesquisa: "Observatório de Tendências: Interoperabilidade e Metadados para Organização do Conhecimento". Doutora e mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bacharela em Sistemas de Informação pela PUC-Minas.

Daniele Achilles, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutora em Memória Social pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social (PPGM-UNIRIO, 2018). Estágio Doutoral em Ciência da Informação pela Univerdad de Antioquia (UdeA), Medellín, Colombia - (Doutorado Sanduíche, 2017) com bolsa financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestre em Memória Social pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social (PPGMS-UNIRIO, 2008). Bacharel em Biblioteconomia (UNIRIO, 2006). Professora Associada I do Departamento de Biblioteconomia (UNIRIO). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB/UNIRIO). Professora Permanente e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Memória Social (PPGMS/UNIRIO). Líder do Grupo de Pesquisa "Bibliotecas, Memória e Resistência". Líder do Programa de Extensão Comunidade de Práticas em Bibliotecas Púlicas

Durval Vieira Pereira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Graduado em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (2005), mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense (2014) e doutor em Ciências da Informação pela Universidade Federal Fluminense (2022). Atualmente é professor do Departamento de Processos Técnico-Documentais, no Centro de Ciências Humanas, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia da Ciência da Informação, Organização do Conhecimento e Tecnologia da Informação.

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Publicado

2024-12-17