Biblioteca Monteiro Lobato

como inovar numa biblioteca infantojuvenil

Autores

  • Giovanna Coelho Universidade de São Paulo
  • Brenda Salles Universidade de São Paulo
  • Paloma Justino Universidade de São Paulo
  • Sarah Souza Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

biblioteca infantojuvenil, Inovação, Engajamento

Resumo

O presente trabalho acompanha o desenvolvimento de seis projetos de inovação para a Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato. Objetiva-se expandir o alcance da instituição a partir do engajamento do público com a elaboração de atividades que atendam à diversidade da comunidade em seu entorno. Utilizou-se a análise SWOT para avaliar a instituição e identificar objetivos; seguida das necessidades a partir das diretrizes estabelecidas no Manual de Oslo. Foram desenvolvidas três inovações para a categoria serviço (Balada Literária, Oficina de RPG, Convênio com a FCMSCSP), um para produto (Acervo Multilíngue), um para marketing (Clube do livro) e um para organização (Biblioteca Intinerante).

Referências

ASSIS, M. A.; PALHARES, M. L. Biblioteca Popular Unilavras: biblioteca itinerante como mecanismo de promoção da cidadania, cultura e lazer. Ci.Inf., Brasília, v. 44, n. 3, 1 jan. 2015.

BIKOS, G.; PAPADIMITRIOU, P. Mobile Libraries: Defining the phenomenon. International Journal of Library and Information Science, v. 10, n. 3, p. 35–40, 30 mar. 2018.

BIBLIOTECA Infantil. Disponível em: https://www.belasartes.br/biblioteca-infantil/. Acesso em: 16 maio. 2024.

BIBLIOTECA móvel sobre rodas levará 700 livros para escolas, asilos e praças da capital. Disponível em: https://www.capital.sp.gov.br/w/noticia/biblioteca-movel-sobre-rodas-levara-700-livro s-para-escolas-asilos-e-pracas-da-capital. Acesso em: 18 jun. 2024.

BLOG da Confraria das Ideias. Disponível em: http://rpg-live.blogspot.com/. Acesso em: 16 maio 2024.

CURSOS de Graduação. Disponível em: https://fcmsantacasasp.edu.br/vemprasanta/graduacao/. Acesso em: 6 jul. 2024.

FINO-GARZÓN, D. M. Catálogo para inovação em bibliotecas públicas. Bogotá, Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e o Caribe (Cerlalc), [s.d.].

IFLA UNESCO. Manifesto da Biblioteca Pública IFLA-UNESCO 2022, Repositório - FEBAB, Disponível em:http://repositorio.febab.org.br/items/show/6247. Acesso em: jun. 2024.

LO, P.; STARK, A. Examining the relationship between social inclusion and mobile libraries in the age of Internet connectivity: A qualitative study of mobile librarians around the globe. Journal of Librarianship and Information Science, v. 53, n. 2, p. 09, 5 jul. 2020.

MEYER , C. C et al. Mapa da Desigualdade. Disponível em: https://institutocidadessustentaveis.shinyapps.io/mapadesigualdadecapitais/. Acesso em: 18 jun. 2024.

NUNES, HF. O jogo rpg e a socialização do conhecimento. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação , v., n. especialmente. 2. sem., 2004. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/#/v/91482 Acesso em: 25 de Maio de 2024.

OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Manual de Oslo: Diretrizes para a coleta e interpretação de dados sobre inovação. 3º edição. Paris: OCDE, 2018. Disponível em: https://simi.mg.gov.br/e-book/manual-de-oslo/. Acesso em: Fev. 2024.

ÔNIBUS DA CULTURA: dá sinal pra Leitura! Disponível em: https://onibusdacultura.blogspot.com/. Acesso em: 6 jul. 2024.

PEREIRA, F. O; TABOSA, H.R. Biblioteca itinerante: quando o cidadão não vai à biblioteca, a biblioteca vai até o cidadão. DataGramaZero - Revista de Informação - v.13 n.4 ago/12. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/26934/1/2010_tcc_fopereira.pdf. Acesso em 17 de jun. 2024

PERROTTI, E. Infoeducação: um passo além científico-profissional. Informação@Profissões, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 05–31, 2016. DOI: 10.5433/2317-4390.2016v5n2p05. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/28314. Acesso em: 16 jun. 2024.

PRADO, Luiz. Conheça o larp, linguagem na qual o público é o criador da experiência artística. Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/conheca-o-larp-linguagem-na-qual-o-publico-e-o-criadord a- experiencia-artistica/. Acesso em: 16 maio. 2024.

SA, JPS; BARBOSA, AG; FERREIRA, EGA. O clube do livro de ribeirão das neves como instrumento de mediação de leituras compartilhadas e pertencimento da comunidade. Revista Folha de Rosto, v. 3, 2021. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/#/v/170007. Acesso em: 30 maio 2024.

SOUZA, W. E. R. Clubes de leitura: entre sociabilidade e crítica literária. Informação & Informação, v. 23, n. 3, 2018. Disponível em: https://brapci.inf.br/#/v/108364. Acesso em: 30 maio 2024.

TikTok - Make Your Day. Disponível em: https://vm.tiktok.com/ZMreaQ1hh/. Acesso em: 3 jun. 2024.

UENO, Alessandra. Role-Playing Game pode servir como ferramenta para o desenvolvimento de habilidades sociais. Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/role-playing-game-pode-servir-como-ferramenta-par a-o-desenvolvimento-de-habilidades-sociais/. Acesso em: 16 maio. 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-17