Biblioteca escolar e políticas públicas

um percurso de ações em Santa Catarina

Autores

Palavras-chave:

Biblioteca escolar – Santa Catarina, Bibliotecário, Lei 12.244/2010, Lei 14.837/2024, Política pública

Resumo

O estudo socializa e documenta um percurso de ações que culminaram na audiência pública sobre bibliotecas escolares e públicas, em abril de 2023, no parlamento catarinense, e o debate entre a classe bibliotecária, professores, gestores e ministério público. Trata-se de um relato de experiência, portanto a abordagem é descritiva. A tônica da audiência perpassou pelas prerrogativas legais para cumprimento da lei 12.244/2010 nas escolas estaduais e municipais de Santa Catarina. Há um movimento de longa duração em Santa Catarina para se discutir e concretizar uma política pública para que se efetive a criação e a implementação de bibliotecas escolares nas redes de ensino público sob a responsabilidade profissional do bibliotecário.

Biografia do Autor

Eliane Fioravante, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora e Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGInfo), na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), na linha de pesquisa: Informação, Memória e Sociedade. Bacharela em Biblioteconomia Pela UFSC. A biblioteca escolar lhe é central enquanto experiência profissional e como objeto de pesquisa. Participa do Movimento pelas Bibliotecas Escolares em Santa Catarina. http://lattes.cnpq.br/8082687123726293

Gisela Eggert-Steindel, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora associada da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), aposentada e voluntária no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação, desde 2020. Membro do Grupo de Pesquisa Cultura Impressa e Digital (GP Ci Di/ UDESC) e do Grupo de Pesquisa Biblioteca Pública (GPBP/UNIRIO): Reflexão e Prática. Orienta e pesquisa nos temas que envolvem a História do livro e da leitura especialmente a história da biblioteca pública e escolar, sociedades literárias, livrarias e editoras sob o olhar da História Cultural. http://lattes.cnpq.br/4713882118791156

Alzemi Machado, Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC)

Mestre em Educação e Cultura pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bibliotecário da Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) lotado na Unidade de Conservação e Memória, sendo Coordenador Técnico da Hemeroteca Digital catarinense. Conselheiro do Conselho Estadual de Cultura (CEC), setorial "Arquivos, Bibliotecas e Museus". http://lattes.cnpq.br/0355407740380527

Callu Ribeiro Ferreira Pedreira e Andrade Bamberg, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), onde também obteve o título de mestra em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).  Tem como objeto de estudos e pesquisas o mundo da biblioteca escolar contemporânea. http://lattes.cnpq.br/1453054339372906

Referências

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Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Eixo "Gestão e liderança em movimento"