Biblioteca universitária Prof. Ruy Alberto Costa Lins e suas contribuições no processo educacional da Universidade Federal do Acre

Autores

  • Nádia Batista Vieira UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
  • Alanna Santos Figueiredo Universidade Federal do Acre

Palavras-chave:

Biblioteca universitária, Acervo de Biblioteca, Digitalização., UFAC, Apoio acadêmico

Resumo

Este trabalho analisa as contribuições da Biblioteca Universitária Prof. Ruy Alberto Costa Lins na Universidade Federal do Acre (UFAC). Com uma abordagem teórico-metodológica baseada em revisão bibliográfica e análise documental, destacam-se o papel da biblioteca no apoio à pesquisa e ensino, além da adaptação às demandas digitais. Resultados indicam um acervo diversificado de 65.616 itens e uma predominância de usuários de graduação. Conclui-se que a biblioteca é fundamental para o desenvolvimento acadêmico, promovendo o conhecimento e habilidades informacionais.

Referências

BUNDY, A. Australian and New Zealand information literacy framework: Principles, standards and practice. 2. ed. Adelaide: Australian and New Zealand Institute for Information Literacy, 2004.

CAMPBELL, Jerry D. Changing a Cultural Icon: The Academic Library as a Virtual Destination. EDUCAUSE Review, v. 41, n. 1, 2006. ISSN 1527-6619. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2006/1/changing-a-cultural-icon-the-academic-library-as-a-virtual-destination. Acesso em: 20 jul 2024.

NICOLINO, Maria Elisa Valentim Pickler; CASARIN, Helen de Castro Silva. Tendências em competência em informação em bibliotecas universitárias: revisão a partir da base Library Information Science Abstracts. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 17, n. esp., V Seminário de Competência em Informação, p. 01-21, 2021. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1656. Acesso em: 20 jul 2024.

NUNES, Martha Suzana Cabral; CARVALHO, Kátia de. As bibliotecas universitárias em perspectiva histórica: a caminho do desenvolvimento durável. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 21, n. 1, p. 173-193, jan./mar. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/LCcVhWXmMt6ydMmG6Gmmmzw/?format=pdf. Acesso em: 18 julh 2024.

PAULA, Rejane Sales de Lima; SILVA, Elaine da; WOIDA, Luana Maia. A inovação nas bibliotecas universitárias em tempo de pandemia da Região Norte do Brasil. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 18, e020032, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8658793. Acesso em: 3 set. 2024.

ROWLEY, J.; HARTLEY, R. Organizing knowledge: An Introduction to Managing Access to Information. 6. ed. Routledge, 2018.

SOARES, Uiara Gonçalves. A biblioteca universitária na avaliação de cursos de graduação pelo Ministério da Educação: o caso da Biblioteca Central da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública) — Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2020. Disponível em: https://mestrado.caedufjf.net/a-biblioteca-universitaria-na-avaliacao-de-cursos-de-graduacao-pelo-ministerio-da-educacao-o-caso-da-biblioteca-central-da-universidade-federal-de-juiz-de-fora/. Acesso em: 18 julh 2024.

TENOPIR, C.; KING, D. W. Communication Patterns of Engineers. New York: IEEE Press, 2004.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE. Biblioteca Central. Disponível em: http://www2.ufac.br/biblioteca. Acesso em: 01 set. 2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE. Relatório de Gestão 2023. Rio Branco, AC: Ufac, 2024. Disponível em: https://www.ufac.br/site/ufac/proplan/relatorio-de-gestao/relatorio-de-gestao-2023-versao-atualizada-em-18-06-2024.pdf. Acesso em: 01 set. 2024.

Downloads

Publicado

2025-01-02

Edição

Seção

Eixo "Gestão e liderança em movimento"