Táticas criativas para a disseminação de informações

implementação

Autores

  • Isabel Cristina dos Santos Diniz universidade federal do maranhão
  • Claudionilson Gusmão Martins UFMA
  • Jaciane do Nascimento Conceição UFMA
  • João Miguel Gouveia Costa UFMA
  • Joyce Emanuelle Vale Lopes UFMA
  • Kauanny Vitória Boas Pereira UFMA
  • Lawanda Costa Pereira UFMA
  • Sabrina Kelly Costa do Nascimento UFMA

Palavras-chave:

Tecnologias de Informação e Comunicação, Disseminação da informação, Instagram, Programa de Educação Tutorial

Resumo

As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) transformaram a sociedade ao democratizar o acesso à informação. No âmbito educacional, o Programa de Educação Tutorial (PET) de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão utiliza o Instagram para ampliar suas atividades acadêmicas e extensionistas. O estudo explora como os quadros temáticos no Instagram, como "Entrelinhas PET " e "Diário de Bordo", servem como táticas criativas para socialização da informação, promovendo ensino, pesquisa e extensão. A metodologia do trabalho é de caráter descritivo e qualitativo, destacando como essas táticas facilitam e aumentam a visibilidade da Biblioteconomia e fomentam a colaboração entre alunos, professores e a comunidade externa da universidade. A pesquisa sugere que essas práticas podem servir como modelo replicável para outros programas educacionais, promovendo ensino e aprendizagem de forma inovadora.

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Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Eixo "Gestão e liderança em movimento"