A seleção dos recursos educativos e informacionais no desenvolvimento de coleções na biblioteca universitária

Autores

Palavras-chave:

Biblioteca Universitária, Desenvolvimento de Coleções, Seleção de coleções

Resumo

Esta investigação centra-se no desenvolvimento e seleção de coleções das bibliotecas universitárias. É exploratória, com abordagem quantitativa e qualitativa. A revisão bibliográfica efetuou-se em bases de dados especializadas, através de descritores pertinentes, em português e inglês, com recorte entre 2019 e 2023. A coleta efetuou-se de 02 a 31 de julho de 2024. A seleção do corpus documental proporcionou 57 documentos, que foram analisados, sistematizados e apresentados em quadros e imagem. Os resultados mostram que o número de produções é reduzido e de tipologia variada. Conclui-se que o aprofundamento deste tema é indispensável para a melhoria da qualidade do ensino nas universidades.

Biografia do Autor

Flávia Bulhões de Sousa, Programa de Pós-graduação em Ciência de Informação, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda do Programa de Pós-graduação de Ciência de Informação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Brasil. E-mail: flaviabulhoessousa@gmail.com.

Fernanda Maria Melo Alves, Programa de Pós-graduação em Ciência de Informação, Universidade Federal da Bahia

Realizou estágios pós-doutoral, UFBA e UEL no Brasil e INEP da Guiné Bissau. Tem Doutoramento em Documentação: arquivos e bibliotecas em contexto digital (UC3M) em Espanha (conceito Sobresaliente doctor europeus cum laude); Curso de Professor-Tutor de Ensino a Distância/Telematic in Open Distance Learning pelo North Wales Access and Credit Consortium (NWA&CC) em Inglaterra; Pós-graduação em Ciências Documentais (UAL) e Pós-graduação em Ciências da Educação (UA), ambas em Portugal. É professora permanente visitante do PPGCI da Universidade Federal da Bahia (UFBA). É fundadora do grupo Cooperación Universitaria para la Información, Documentación, Enseñanza y Aprendizaje (UC3M) em Espanha e líder do Grupo de Estudos de Informação Digital, Ensino e Aprendizagem (GEIDEA) do (PPGCI/UFBA). É colaboradora da UNESCO em Information Literacy, avaliadora de projetos de cooperação e investigação da Comissão Europeia, assessora linguística em Informação e Documentação para Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

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Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Eixo "Gestão e liderança em movimento"