Competência em informação e midiática e desinformação

análise de conteúdos midiáticos e o papel e a função das mídias a partir da perspectiva de estudantes de Graduação em Biblioteconomia e Arquivologia

Autores

Palavras-chave:

Competência em Informação e Midiática, Desinformação, Biblioteconomia, Arquivologia, Formação do profissional da informação

Resumo

O estudo apresenta como os estudantes de Biblioteconomia e de Arquivologia de uma instituição pública de educação superior da região sul do Brasil reconhecem e avaliam os conteúdos midiáticos e qual a percepção deles em relação ao papel e à função das mídias no combate à desinformação. A partir de pesquisa de campo, de abordagem quali-quantitativa, com uso de questionário aplicado com 41 estudantes, constatamos que, a maioria deles, reconhece o que é desinformação, como também demonstram habilidades e atitudes proativas, investigativas e críticas quando mobilizam, articulam e utilizam critérios de avaliação de fontes de informação para identificar notícias falsas e desinformação e realizam leitura aprofundada e crítica para reconhecer mensagens subliminares nos conteúdos midiáticos. Compreendem que as mídias devem utilizar uma linguagem acessível para serem democráticas; reconhecem os vieses dos conteúdos midiáticos, mas que independente desse elemento, as mídias devem ser fidedignas quando o assunto é informação veiculada. Estudos que abrangem esta temática são relevantes para as áreas de Biblioteconomia e de Arquivologia, pois nos proporcionam reflexões sobre a Competência em Informação e Midiática dos futuros profissionais da informação, visto que são eles, a partir de sua formação humanística e função social, educadora e mediadora, que podem prover, junto a profissionais de áreas multidisciplinares, ações de combate à desinformação.

Biografia do Autor

Isabella dos Santos Reis, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/8831794081624399

Camila Araújo dos Santos, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora (2017) e Mestra (2011) em Ciência da Informação pelo PPGCI -UNESP-Marília e Bacharel (2008) em Biblioteconomia pela UNESP-Marília. Foi bolsista FAPESP na Iniciação Científica e no Mestrado. Foi bolsista CAPES no Doutorado. Atua como Docente Colaboradora da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atuou como Docente Substituta da UNESP-Marília. Está como Coordenadora do Grupo de Trabalho de Competência em Informação (GT - CoInfo) da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB). Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Competência em Informação, Competência Midiática, modelos e referenciais (framework) para institucionalização da Competência em Informação e Midiática, conhecimentos, habilidades e atitudes nos âmbitos informacional, educacional, midiático, organizacional, cultural e social, Informação, Cultura e Sociedade, Mediação da Informação, Disseminação da Informação, Atuação e Formação do Profissional da Informação e Avaliação e Uso crítico de fontes de informação tradicionais, digitais e midiáticas. Colunista do website da área de Ciência da Informação Infohome - OFAJ com o tema "Competência em Informação". Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3912018199767595

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Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Eixo "Formação e identidade profissional"