Competência em informação e midiática e desinformação
análise de conteúdos midiáticos e o papel e a função das mídias a partir da perspectiva de estudantes de Graduação em Biblioteconomia e Arquivologia
Palavras-chave:
Competência em Informação e Midiática, Desinformação, Biblioteconomia, Arquivologia, Formação do profissional da informaçãoResumo
O estudo apresenta como os estudantes de Biblioteconomia e de Arquivologia de uma instituição pública de educação superior da região sul do Brasil reconhecem e avaliam os conteúdos midiáticos e qual a percepção deles em relação ao papel e à função das mídias no combate à desinformação. A partir de pesquisa de campo, de abordagem quali-quantitativa, com uso de questionário aplicado com 41 estudantes, constatamos que, a maioria deles, reconhece o que é desinformação, como também demonstram habilidades e atitudes proativas, investigativas e críticas quando mobilizam, articulam e utilizam critérios de avaliação de fontes de informação para identificar notícias falsas e desinformação e realizam leitura aprofundada e crítica para reconhecer mensagens subliminares nos conteúdos midiáticos. Compreendem que as mídias devem utilizar uma linguagem acessível para serem democráticas; reconhecem os vieses dos conteúdos midiáticos, mas que independente desse elemento, as mídias devem ser fidedignas quando o assunto é informação veiculada. Estudos que abrangem esta temática são relevantes para as áreas de Biblioteconomia e de Arquivologia, pois nos proporcionam reflexões sobre a Competência em Informação e Midiática dos futuros profissionais da informação, visto que são eles, a partir de sua formação humanística e função social, educadora e mediadora, que podem prover, junto a profissionais de áreas multidisciplinares, ações de combate à desinformação.
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