O desenvolvimento sustentável e a biblioteca escolar

por uma educação emancipatória

Autores

  • Gabrielle Amadigi Disarz Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Daniela Spudeit Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Genilson Geraldo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação - Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN-UFSC)

Palavras-chave:

Biblioteca escolar, Agenda 2030, Objetivos de desenvolvimento sustentável, Educação emancipatória

Resumo

A pesquisa analisou atividades informacionais em bibliotecas escolares relacionadas ao ODS 4 - Educação de Qualidade, da Agenda 2030 da ONU. Utilizou metodologia exploratória descritiva com abordagem qualitativa, coletando dados de bibliotecários da rede pública de Palhoça, SC. Os resultados destacaram a importância da colaboração entre entidades, bibliotecários e educadores para efetivar políticas educacionais e desenvolver atividades pedagógicas. Enfatizou-se a adaptação dos serviços às necessidades específicas e a busca por atualizações pelos bibliotecários, essenciais para práticas escolares que estimulam o pensamento crítico e uma educação emancipatória. O estudo conclui que é vital alinhar os serviços bibliotecários aos princípios da Agenda 2030.

Biografia do Autor

Gabrielle Amadigi Disarz, Universidade do Estado de Santa Catarina

Formada em Biblioteconomia com habilitação em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina .

Daniela Spudeit, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora e pesquisadora na Universidade do Estado de Santa Catarina desde 2015. Atuei como docente na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Como bibliotecária, desenvolvi vários trabalhos no SENAC, SEBRAE, Justiça Federal, FIESC, SENAI, entre outros. Doutorado e mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Além disso, possui duas especializações, uma em Didática do Ensino Superior (SENAC) e outra em Gestão de Unidades de Informação (UDESC). Possui graduação em Biblioteconomia (UFSC) e Pedagogia (UDESC).

Genilson Geraldo, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação - Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN-UFSC)

Doutorando e Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina; Bolsista de doutorado CNPq; Especialização em Gestão de Documentos Jurídicos; Membro do Advisory Committee on Freedom of Access to Information and Freedom of Expression da IFLA (2023-2025). Membro representante da International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA) na 58° Sessão da Comissão de Desenvolvimento Sustentável Social das Nações Unidas; Editor da Revista científica Encontros Bibli.

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Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Eixo "Gestão e liderança em movimento"