Leitura de imagem como recurso de letramento literário infantil

Autores

Palavras-chave:

Bibliotecas Públicas, Letramento Informacional, Imagem

Resumo

Este trabalho investiga a missão da Biblioteca Pública diante da mediação da leitura literária em vias de letramento. Parte da premissa de que os livros com Imagens podem ser utilizados como recurso de Letramento Literário Infantil. Considera como questão norteadora que a atuação do Bibliotecário como mediador da leitura literária, na perspectiva do Letramento, contribui para formação do leitor infantil dispondo de livros com imagens. Tem por objetivo geral propor sistematizações de mediação de leitura de livros com Imagens para contribuir nos estudos e registros dessa ação da mediação. Para tanto, discute os conceitos de Vergueiro e outros atores à luz do quadro teórico da Biblioteconomia e Ciência da Informação. Adota como metodologia a pesquisa descritiva. Assinala que as Bibliotecas Públicas atuam diretamente com Leitura de Imagens. Traz evidencias de que o livro com imagem é essencial na formação do leitor infantil. Poderá contribuir para que o Bibliotecário acesse estratégias de mediação de leitura literária por meio do livro com imagem.

Biografia do Autor

Patricia Vargas Alencar, UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professora Associada IV do Departamento de Processos Técnico-Documentais (DPTD) na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Professora Permanente do Mestrado Profissional em Biblioteconomia do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da UNIRIO. Foi Chefe Substituta do DPTD de maio de 2022 a maio de 2024. Atua como chefe do DPTD desde maio de 2024. Graduada em Letras - Português/Literaturas (UFRJ), Mestre em Linguística (UFRJ) e Doutora em Linguística (UFRJ), com Pós-Doutoramento em Ciência da Informação - PPGCI IBICT UFRJ, durante o ano de 2020, sob o fomento da bolsa PNPD CAPES no primeiro semestre. Trabalhou como professora efetiva da Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC/RJ), de 1998 a 2009, lecionando as disciplinas Língua Portuguesa e Literaturas nos Ensinos Fundamental e Médio. Trabalhou na Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu na área de Letras da rede privada. Atuou nos cursos Normal Superior, Pedagogia e na Pós-Graduação Lato Sensu Alfabetização e Letramento, como professora concursada da Rede FAETEC, no Instituto Superior de Educação de Itaperuna (RJ). Foi coordenadora de projeto de extensão vinculado ao Programa de Extensão PROETNO - Programa Etnoconhecimento para um Etno(re)conhecimento, coordenado pela Professora Maria Amélia Gomes de Souza Reis submetido à PROEXT/UNIRIO durante os anos de 2011 e 2012. Exerceu o cargo de coordenadora da disciplina Português Instrumental no curso de Licenciatura em Pedagogia a distância (LIPEAD/UNIRIO), no âmbito do convênio CEDERJ, firmado entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro e as universidades públicas do Estado de 2015 a 2019. Ministra disciplinas na Escola de Biblioteconomia relacionadas à área de Linguística e Língua Portuguesa. Investiga parâmetros de atuação do bibliotecário de referência na sociedade multicultural. Desenvolve pesquisa sobre a mediação da leitura literária como objeto epistemológico da Ciência da Informação a partir do quadro teórico-metodológico da Análise do Discurso de orientação francesa. Ministra a disciplina Metodologia da pesquisa em biblioteconomia no Mestrado Profissional em Biblioteconomia da UNIRIO. Atua como 2 Líder do Grupo de Pesquisa: "Biblioteca Pública no Brasil: reflexão e prática". ORCID 0000-0003-3670-0909 (Texto informado pelo autor)

Referências

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Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Eixo "Ciência da Informação: diálogos e conexões"