Leitura de imagem como recurso de letramento literário infantil
Palavras-chave:
Bibliotecas Públicas, Letramento Informacional, ImagemResumo
Este trabalho investiga a missão da Biblioteca Pública diante da mediação da leitura literária em vias de letramento. Parte da premissa de que os livros com Imagens podem ser utilizados como recurso de Letramento Literário Infantil. Considera como questão norteadora que a atuação do Bibliotecário como mediador da leitura literária, na perspectiva do Letramento, contribui para formação do leitor infantil dispondo de livros com imagens. Tem por objetivo geral propor sistematizações de mediação de leitura de livros com Imagens para contribuir nos estudos e registros dessa ação da mediação. Para tanto, discute os conceitos de Vergueiro e outros atores à luz do quadro teórico da Biblioteconomia e Ciência da Informação. Adota como metodologia a pesquisa descritiva. Assinala que as Bibliotecas Públicas atuam diretamente com Leitura de Imagens. Traz evidencias de que o livro com imagem é essencial na formação do leitor infantil. Poderá contribuir para que o Bibliotecário acesse estratégias de mediação de leitura literária por meio do livro com imagem.
Referências
ANDRADE, Diva; VERGUEIRO, Waldomiro. Aquisição de materiais de informação. Brasília: Brinquet Lemos, 1996.
BOOTH, W.; COLOMB, C.; WILLIANS, C. A arte da pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2000. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5755884/mod_resource/content/1/BOOTH.%20A%20Arte%20da%20Pesquisa.pdf
BRIQUET DE LEMOS, Antônio Agenor. Biblioteca. In: CAMPELLO, Bernadete Santos; CALDEIRA, Paulo da Terra (Org.). Introdução às fontes de Informação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 101-119.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/150/o/Anexo_C1_como_elaborar_projeto_de_pesquisa_-_antonio_carlos_gil.pdf
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade.
Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. Disponível em: https://docente.ifrn.edu.br/olivianeta/disciplinas/copy_of_historia-i/historia-ii/china-e-india
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 10. ed. São Paulo: Hucitec, 2007. (Saúde em Debate, 46).
VERGUEIRO, Waldomiro de Castro Santos. Desenvolvimento de coleções. São Paulo: Polis: APB, 1989.
PETIT, M. A arte de ler ou como resistir à adversidade. São Paulo: Editora 34, 2009. 120 p.