Podcast PET Biblioteconomia da UFMA
regaste de uma história
Palavras-chave:
PodCast, Desenvolvimento educacional, Programa de Educação Tutorial, PET Biblioteconomia, Práticas profissionaisResumo
Objetiva-se resgatar a história do PET Biblioteconomia, suas contribuições para a vida acadêmica dos egressos através do processo de execução de um podcast, que acontecerá no 2ª semestre de 2024. Para tanto, a metodologia utilizada baseou-se no seguinte fluxo: revisão de bibliografia, estudo descritivo, aplicação e análise de entrevistas semiestruturadas. Para o estudo, a base empírica foi construída através dos dados de três entrevistas aplicadas para egressos do PET. Portanto, o referido PET oferece aos graduandos que o integram uma formação crítica-cidadã que não se restringe ao meio acadêmico convencional.
Referências
BALAU-ROQUE, Marina Mercante. A experiência no Programa de Educação Tutorial (PET) e a formação do estudante do ensino superior. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/Busca/Download?codigoArquivo=458425. Acesso em: 4 set. 2024
CARDOSO, Marcelo; VILLAÇA, Lenize. Podcast no Brasil: Disrupção de modelos de comunicação ou submissão à lógica de grupos hegemônicos de poder?. Revista Alterjor, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 111–126, 2022. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/193021. Acesso em: 23 maio. 2024.
CONTE, Elaine; MARTINI, Rosa Maria Filippozzi. As Tecnologias na Educação: uma questão somente técnica?. Educação & Realidade, [S. l.], v. 40, n. 4, 2015. DisponíveL em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/46599. Acesso em: 4 jun. 2024.
COSTA, Lucas da Silva; BAQUIM, Cristiane Aparecida. O papel do Programa de Educação Tutorial para o desenvolvimento profissional, acadêmico e pessoal de seus integrantes. Revista Eletrônica do Programa de Educação Tutorial, Três Lagoas, v. 4, n. 4, p. 233-250, out. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/REPET-TL/article/view/15825. Acesso em: 4 set. 2024.
OLIVEIRA, Maxwell Ferreira de. Metodologia científica: um manual para a realização de pesquisas em Administração. Catalão: UFG, 2011, p. 35-37. Disponível em: https://biblioteca.unisced.edu.mz/bitstream/123456789/2707/1/Manual_de_metodol ogia_cientifica_-_Prof_Maxwell.pdf. Acesso em: 4 set. 2024.
PINTO, Guilherme Fernandes et al. O impacto do programa de educação tutorial no desempenho acadêmico dos seus integrantes. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 7, n. 5, p. 46016–46027, 2021. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29473/23244. Acesso em: 4 set. 2024.
PINTO, Marta; LEITE, Carlinda. As tecnologias digitais nos percursos de sucesso acadêmico de estudantes não tradicionais do Ensino Superior. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 46, e216818, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/WcrSn45gb3vvWHMLP4F7RmQ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 24 maio 2024.
RIEDNER, Daiani Damm Tonetto; PISCHETOLA, Magda. A inovação das práticas pedagógicas com uso de tecnologias digitais no ensino superior: um estudo no âmbito da formação inicial de professores. ETD- Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 1, p. 64–81, 2021. DOI: 10.20396/etd.v23i1.8655732 Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8655732. Acesso em: 18 jun. 2024.
VERGARA, Sylvia C. Projetos e relatórios de pesquisa. 3. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2000. Disponível em: https://www.academia.edu/40047141/Vergara_Projetos_e_Relatorios_de_Pesquisa_em_Adm. Acesso em: 4set. 2024.