Acolher para pertencer

a experiência da Semana de Acolhimento Discente da Biblioteconomia da UNIR

Autores

  • Franciéle Carneiro Garcês-da-Silva Universidade Federal de Rondônia (UNIR); Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Adrieli Molter Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Iasmim Farias Silva Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Palavras-chave:

Evento, Educação bibliotecária, Acolhimento discente, Ambiente universitário, Biblioteconomia

Resumo

Eventos discentes de cunho acadêmico-profissional podem estabelecer uma relação entre ambiente universitário, a adaptação de estudantes à vida acadêmica e fornecer informações necessárias para facilitar a inclusão e senso de pertencimento de novos ingressantes à comunidade estudantil. De posse desse entendimento, este trabalho objetiva relatar a Semana de Acolhimento Discente da Biblioteconomia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), um evento criado para acolhimento discente promovido pelo curso de Biblioteconomia em articulação com pessoas discentes veteranas e setores da referida Instituição. No plano metodológico, trata-se de um relato de experiência, de cunho exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa que analisou o conteúdo da programação do evento, disponível em forma digital e audiovisual no canal do Youtube do Curso. Como resultados, apresenta a avaliação discente pós-evento e suas indicações para iniciativas futuras.

Biografia do Autor

Franciéle Carneiro Garcês-da-Silva, Universidade Federal de Rondônia (UNIR); Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Bibliotecária negra - CRB -11/1236. Professora Adjunta no Departamento Acadêmico de Ciência da Informação, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação, da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGInfo/UDESC). Editora da Edufro/UNIR. Coordenadora do GT RERAD-FEBAB. Idealizadora e gestora do Quilombo Intelectual e Coordenadora do Selo Nyota. Autora do livro Biblioteconomia Negra: das epistemologias negro-africanas à Teoria Crítica Racial.

Adrieli Molter, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Atualmente cursando o sétimo período de graduação em Biblioteconomia na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), onde atua como monitora acadêmica, estagiária na Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) e editora assistente da Revista Práxis Pedagógica, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Com experiência como estagiária em biblioteca universitária, participação voluntária em eventos acadêmicos como membro de equipe e contribuição para o projeto piloto "Gestão da Informação Arquivística da Universidade Federal de Rondônia" uma iniciativa voltada para o planejamento e tratamento de documentos arquivísticos, visando a organização e digitalização do acervo acadêmico.

Iasmim Farias Silva, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Graduanda do curso de Biblioteconomia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), onde atua como bolsista de programa de Bolsas de Extensão e Cultura (PIBEC). Contribui para o projeto piloto "Gestão da Informação Arquivística da Universidade Federal de Rondônia", uma iniciativa voltada para o planejamento e tratamento de documentos arquivísticos, visando a organização e digitalização do acervo acadêmico. Possui experiência como estagiária no setor da Diretoria de Registro e Controle Acadêmico (DIRCA) e é voluntária como membra organizadora de eventos acadêmicos.

Referências

LUCCA, Djuli Machado de; FERNANDES, Joliza C.; MAROLDI, Alexandre M. 10 anos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Rondônia (2009-2019): a trajetória apresentada por meio dos Trabalhos de Conclusão de Curso. In: BARBALHO, Célia Regina Simonetti; INOMATA, Danielly Oliveira. (Org.). inFormação em Biblioteconomia. Manaus: EDUA - Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2020. p. 204-214.

CARVALHO, Lisiane F.; MARGARITES, Ana C. F., TERRA, Ana L. M.; MENESTRINO, Bruno C.; COUGO, Cecília D. G., BERTUOL, Grazianne G; GONÇALVES, Igor S.; HOLZ, Jeferson C. P.; CARVALHO, Maria A.; ANDRADE, Michele R.; FONTES, Milena R. V., SANTOS, Thaisa D.; BRAGA, Vagner S.; COSTA, Jorge A. V. Acolhida aos calouros: uma experiência de integração à vida universitária e contra o trote violento. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 39., Blumenau, 2011. Anais [...] Blumenau: CBEE, 2011. Disponível em: https://www.abenge.org.br/cobenge/

legado/arquivos/8/sessoestec/art1936.pdf. Acesso em: 30 jun. 2024.

FONSECA, Annalis M. V.; SANTOS, E. A. R.; ALVES, V. K.; HENRIQUES, Alen B.; PEREIRA, C. A. Papel da orientação acadêmica no acolhimento aos calouros da engenharia de minas. In: ENCONTRO NACIONAL DE TRATAMENTO DE MINÉRIOS E METALURGIA EXTRATIVA, 28., Belo Horizonte, 2019. Anais [...]. Belo Horizonte: ENTMME, 2019. Disponível em: https://www.entmme2019.entmme.org/trabalhos/188.pdf. Acesso em: 30 jun. 2024.

LOPES, Beatriz Cristina, MORAIS, Ana Paula M.; FERREIRA, Rosane L.; SILVA, Francisco N.; SANTOS, Geferson Mario R. Recepção dos calouros do curso engenharia de pesca da UFERSA. Brazilian Journal of Animal and Environmental Research, Curitiba, v.3, n.3, p.1380-1387, jul./set. 2020. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJAER/article/view/14445/11996. Acesso em: 30 de jun. de 2024.

SILVA, José Felippe Pinho da (Coord.) Manual para eventos acadêmicos científicos. Belo Horizonte: FELUMA; FCM-MG, 2021.

TEIXEIRA, Marco Antônio P.; DIAS, Ana Cristina G.; WOTTRICH, Shana H.; OLIVEIRA, Adriano M. Adaptação à universidade em jovens calouros. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, v.12 n.1, p. 185-202, Jan./Jun. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/vH9zX7jBvg8f8YxqBDqYyqH/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 de jun. de 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Eixo "Formação e identidade profissional"