Acolher para pertencer
a experiência da Semana de Acolhimento Discente da Biblioteconomia da UNIR
Palavras-chave:
Evento, Educação bibliotecária, Acolhimento discente, Ambiente universitário, BiblioteconomiaResumo
Eventos discentes de cunho acadêmico-profissional podem estabelecer uma relação entre ambiente universitário, a adaptação de estudantes à vida acadêmica e fornecer informações necessárias para facilitar a inclusão e senso de pertencimento de novos ingressantes à comunidade estudantil. De posse desse entendimento, este trabalho objetiva relatar a Semana de Acolhimento Discente da Biblioteconomia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), um evento criado para acolhimento discente promovido pelo curso de Biblioteconomia em articulação com pessoas discentes veteranas e setores da referida Instituição. No plano metodológico, trata-se de um relato de experiência, de cunho exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa que analisou o conteúdo da programação do evento, disponível em forma digital e audiovisual no canal do Youtube do Curso. Como resultados, apresenta a avaliação discente pós-evento e suas indicações para iniciativas futuras.
Referências
LUCCA, Djuli Machado de; FERNANDES, Joliza C.; MAROLDI, Alexandre M. 10 anos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Rondônia (2009-2019): a trajetória apresentada por meio dos Trabalhos de Conclusão de Curso. In: BARBALHO, Célia Regina Simonetti; INOMATA, Danielly Oliveira. (Org.). inFormação em Biblioteconomia. Manaus: EDUA - Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2020. p. 204-214.
CARVALHO, Lisiane F.; MARGARITES, Ana C. F., TERRA, Ana L. M.; MENESTRINO, Bruno C.; COUGO, Cecília D. G., BERTUOL, Grazianne G; GONÇALVES, Igor S.; HOLZ, Jeferson C. P.; CARVALHO, Maria A.; ANDRADE, Michele R.; FONTES, Milena R. V., SANTOS, Thaisa D.; BRAGA, Vagner S.; COSTA, Jorge A. V. Acolhida aos calouros: uma experiência de integração à vida universitária e contra o trote violento. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 39., Blumenau, 2011. Anais [...] Blumenau: CBEE, 2011. Disponível em: https://www.abenge.org.br/cobenge/
legado/arquivos/8/sessoestec/art1936.pdf. Acesso em: 30 jun. 2024.
FONSECA, Annalis M. V.; SANTOS, E. A. R.; ALVES, V. K.; HENRIQUES, Alen B.; PEREIRA, C. A. Papel da orientação acadêmica no acolhimento aos calouros da engenharia de minas. In: ENCONTRO NACIONAL DE TRATAMENTO DE MINÉRIOS E METALURGIA EXTRATIVA, 28., Belo Horizonte, 2019. Anais [...]. Belo Horizonte: ENTMME, 2019. Disponível em: https://www.entmme2019.entmme.org/trabalhos/188.pdf. Acesso em: 30 jun. 2024.
LOPES, Beatriz Cristina, MORAIS, Ana Paula M.; FERREIRA, Rosane L.; SILVA, Francisco N.; SANTOS, Geferson Mario R. Recepção dos calouros do curso engenharia de pesca da UFERSA. Brazilian Journal of Animal and Environmental Research, Curitiba, v.3, n.3, p.1380-1387, jul./set. 2020. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJAER/article/view/14445/11996. Acesso em: 30 de jun. de 2024.
SILVA, José Felippe Pinho da (Coord.) Manual para eventos acadêmicos científicos. Belo Horizonte: FELUMA; FCM-MG, 2021.
TEIXEIRA, Marco Antônio P.; DIAS, Ana Cristina G.; WOTTRICH, Shana H.; OLIVEIRA, Adriano M. Adaptação à universidade em jovens calouros. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, v.12 n.1, p. 185-202, Jan./Jun. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/vH9zX7jBvg8f8YxqBDqYyqH/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 de jun. de 2024.