A mediação da leitura e suas múltiplas possibilidades para o protagonismo da pessoa negra
Palavras-chave:
Leitura, Mediação da leitura, Pessoa negra, Formação do leitorResumo
O objetivo deste estudo é evidenciar a contribuição da mediação da leitura para o protagonismo da pessoa negra, a partir de referenciais presentes na literatura científica da Ciência da Informação e da Biblioteconomia. Para o desenvolvimento desta pesquisa, caracterizada como descritiva, o método adotado foi o estudo bibliográfico. A partir do referencial teórico e empírico utilizado nesta pesquisa, entende-se que o bibliotecário(a) pode ressignificar seu papel como mediador(a) da leitura e agir em prol ao protagonismo de pessoas negras, favorecendo que mais sujeitos possam ler, reconhecer e viver novas dimensões de suas histórias, transformando sua realidade e do coletivo.
Referências
AQUINO, Mirian Albuquerque; SANTANA, Vanessa Alves. Práticas de organização e representação da informação étnico-racial em bibliotecas universitárias: necessidade de preservação da memória de negros. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 17–36, 2013. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/1780. Acesso em: 29 jul. 2024.
CARDOSO, Francilene do Carmo. O negro na biblioteca: mediação da informação para construção da identidade negra. Curitiba: CRV, 2015. 114p.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. In: FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1981. p. 9 - 14.
GOMES, Elisângela. Afrocentricidade: discutindo as relações étnico-raciais na biblioteca. Revista ACB, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 738–752, 2016. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1216. Acesso em: 19 jul. 2024.
MENDONÇA, Ismael Lopes; DUMONT, Lígia Maria Moreira. A Leitura sob o prisma da cultura: o contexto em evidência. In: MENDONÇA, Ismael Lopes; DUMONT, Lígia Maria Moreira (org.). Leitor, leitura e seus contexto: livro de estudos. Florianópolis, Rocha Gráfica 2021. p. 29-54.
PASSOS, Ingrid. Infoeducação como prática colaborativa no processo de empoderamento da mulher negra. In: SILVA, Franciéle Carneiro Garcês da Silva; LIMA, Graziela dos Santos (org.). Bibliotecári@S Negr@S: informação, educação, empoderamento e mediações. Florianópolis: Rocha Gráfica e Editora, 2019. (Selo Nyota).
PIERUCCINI, Ivete. Ordem informacional dialógica: mediação como apropriação da informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 8., 2007, Salvador. Anais [...]. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2007.
OLIVEIRA, Patrícia da Silva et al. Informação para enfrentar a violência contra as mulheres negras. In: SILVA, Franciéle Carneiro Garcês da Silva; LIMA, Graziela dos Santos (org.). Bibliotecári@S Negr@S: informação, educação, empoderamento e mediações. Florianópolis: Rocha Gráfica e Editora, 2019. (Selo Nyota).
SILVA, Rodrigo José da. Formar leitores na escola. In: SILVA, Rodrigo José da; BORTOLIN, Sueli (org.). Fazeres cotidiano da biblioteca escolar. São Paulo: ABECIN, 2018. p. 97 - 103. Disponível em: repositoriobib.ufc.br/000042/00004232.pdf. Acesso em: 26 jun. 2024.