A mediação da leitura e suas múltiplas possibilidades para o protagonismo da pessoa negra

Autores

  • Raquel do Rosário Santos Universidade Federal da Bahia
  • Ingrid Paixão de Jesus Universidade Federal da Bahia
  • Deise de Oliveira Costa Universidade Federal da Bahia
  • Tainara Santos de Azevedo Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Leitura, Mediação da leitura, Pessoa negra, Formação do leitor

Resumo

O objetivo deste estudo é evidenciar a contribuição da mediação da leitura para o protagonismo da pessoa negra, a partir de referenciais presentes na literatura científica da Ciência da Informação e da Biblioteconomia. Para o desenvolvimento desta pesquisa, caracterizada como descritiva, o método adotado foi o estudo bibliográfico. A partir do referencial teórico e empírico utilizado nesta pesquisa, entende-se que o bibliotecário(a) pode ressignificar seu papel como mediador(a) da leitura e agir em prol ao protagonismo de pessoas negras, favorecendo que mais sujeitos possam ler, reconhecer e viver novas dimensões de suas histórias, transformando sua realidade e do coletivo.

Biografia do Autor

Raquel do Rosário Santos , Universidade Federal da Bahia

Docente Adjunto do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. 

Ingrid Paixão de Jesus, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia. Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela UFBA. 

Deise de Oliveira Costa, Universidade Federal da Bahia

Estudante de iniciação científica do Curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal da Bahia.  Bolsista Fapesb.

Tainara Santos de Azevedo, Universidade Federal da Bahia

Estudante de iniciação científica do Curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal da Bahia. Bolsista Cnpq.

Referências

AQUINO, Mirian Albuquerque; SANTANA, Vanessa Alves. Práticas de organização e representação da informação étnico-racial em bibliotecas universitárias: necessidade de preservação da memória de negros. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 17–36, 2013. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/1780. Acesso em: 29 jul. 2024.

CARDOSO, Francilene do Carmo. O negro na biblioteca: mediação da informação para construção da identidade negra. Curitiba: CRV, 2015. 114p.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. In: FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1981. p. 9 - 14.

GOMES, Elisângela. Afrocentricidade: discutindo as relações étnico-raciais na biblioteca. Revista ACB, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 738–752, 2016. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1216. Acesso em: 19 jul. 2024.

MENDONÇA, Ismael Lopes; DUMONT, Lígia Maria Moreira. A Leitura sob o prisma da cultura: o contexto em evidência. In: MENDONÇA, Ismael Lopes; DUMONT, Lígia Maria Moreira (org.). Leitor, leitura e seus contexto: livro de estudos. Florianópolis, Rocha Gráfica 2021. p. 29-54.

PASSOS, Ingrid. Infoeducação como prática colaborativa no processo de empoderamento da mulher negra. In: SILVA, Franciéle Carneiro Garcês da Silva; LIMA, Graziela dos Santos (org.). Bibliotecári@S Negr@S: informação, educação, empoderamento e mediações. Florianópolis: Rocha Gráfica e Editora, 2019. (Selo Nyota).

PIERUCCINI, Ivete. Ordem informacional dialógica: mediação como apropriação da informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 8., 2007, Salvador. Anais [...]. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2007.

OLIVEIRA, Patrícia da Silva et al. Informação para enfrentar a violência contra as mulheres negras. In: SILVA, Franciéle Carneiro Garcês da Silva; LIMA, Graziela dos Santos (org.). Bibliotecári@S Negr@S: informação, educação, empoderamento e mediações. Florianópolis: Rocha Gráfica e Editora, 2019. (Selo Nyota).

SILVA, Rodrigo José da. Formar leitores na escola. In: SILVA, Rodrigo José da; BORTOLIN, Sueli (org.). Fazeres cotidiano da biblioteca escolar. São Paulo: ABECIN, 2018. p. 97 - 103. Disponível em: repositoriobib.ufc.br/000042/00004232.pdf. Acesso em: 26 jun. 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-17