A formação de novos leitores
TikTok e sua influência na disseminação de leitura
Palavras-chave:
Tiktok, BookTok, Formação de leitores, LeituraResumo
O presente trabalho teve como objetivo analisar a influência do Tiktok nas práticas de leitura através da subcomunidade Booktok. O Tiktok, uma mídia social contemporânea de vídeos curtos, possui mecanismos modernos para formar novos leitores que podem impactar no mercado editorial, trazendo segmentos importantes e inovadores nas práticas de consumo de livros. Trata-se de uma pesquisa exploratória com procedimentos de coleta bibliográfica e documental, com abordagem qualiquantitativa. Realizou-se uma coleta de dados cujos resultados foram detectados e discutidos para compreensão do impacto do Booktok no hábito de leitura dos indivíduos. Concluímos que o Bibliotecário pode empreender esses espaços cibernéticos contemporâneos, importantes para atualizações de acervo nas bibliotecas e as necessidades literárias do usuário.
Referências
ANKLAM, S.R. BookTok impulsiona mercado literário e demonstra impacto das redes sociais no consumo. In: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Jornal da Universidade. Porto Alegre: 15 dez. 2022. Disponível em: https://www.ufrgs.br/jornal/efeito-booktok-no-consumo-dos-leitores/ Acesso em: 09 de abril. 2023.
BOGAN, K. TikTok and libraries: a powerful partnership. Connections, Melbourne, n. 115. 2020. Disponível em: https://www.scisdata.com/connections/issue-115/tiktok-and-libraries-a-powerful-partnership/ Acesso em: 29 de jan. 2024
GLITZ, C.; PATRICIO, M.C.; LEITE, M. A influência do BookTok entre os jovens no mercado literário. In: Escola Superior de Propaganda e Marketing. Portal Jornalismo. Disponível em: https://jornalismorio.espm.br/geral/a-influencia-do-booktok-entre-os-jovens-no-mercado-literario/ Acesso em: 10 de mar.2022.
LANKES, D. Expect more: melhores bibliotecas para um mundo complexo. São Paulo, SP: Febab, 2016.
MACEDO, N. D. Leitura e sintonia entre bibliotecário e professor, eis a questão! In: SANT OS, J. P. A leitura como prática pedagógica: na formação do profissional da informação. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2007. P. 47-64.
MARTELETO, R.M. Análise de redes sociais: aplicação nos estudos de transferência da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 30, n. 1, p. 71-81, jan./abr. 2001. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/940 Acesso em 16 mar. 2024.
MATOS, Thais. Bootok: Onda de vídeos sobre livros no TikTok impulsionam obras de suspense e fantasia. Pop´& arte, G1. Disponível em link: https://g1.globo.com/poparte/noticia/2021/07/26/BookTok-onda-de-videos-sobre-livros-no-TikTok-impulsionam-obrasde-suspense-e-fantasia.ghtml Acesso em: 05 de abril. 2021.
MONTS, M. Como uma trend do TikTok tem feito jovens se iniciarem na literatura. UOL, 2021. Disponível em: https://www.uol.com.br/splash/noticias/2021/06/08/nem-chato-ou-forcado-jovens-se-interessam-por-literatura-no-tiktok.htm Acesso em: 28 fev. 2022
NASCIMENTO, Thaysa Costa. Como se forma comunidades de consumo no Tiktok. GV Executivo, Rio de Janeiro, v. 22. N. 2, p.18-24. 2023. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/gvexecutivo/issue/view/v22n2/2781 Acesso em 14 abr. 2024.
RAITH, Alexandre. Um Perfil do leitor brasileiro. Itaú Social: boas lições. Disponível em link: https://www.i tausocial.org.br/noticias/um-perfil-do-leitor-brasileiro/. Acesso em: 10 de dezembro. 2023
SALCEDO, D.A.; SILVA, J.R.P. A disseminação da informação: O papel do bibliotecário mediador. REVISTA ACB, Santa Catarina, v. 22, n. 1, p. 23-30, 2017. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/71504 Acesso em: 06 de abril. 2023.
SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação e Sociedade, Campinas, v.23, n.81, p.143-160, dez. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/zG4cBvLkSZfcZnXfZGLzsXb/abstract/?lang=pt Acesso em 04 jun. 2024.
TIKTOK CELEBRA O INCENTIVO À LEITURA NA BIENAL DO LIVRO DO RIO 2023. Tiktok. Disponível em: https://newsroom.tiktok.com/pt-br/tiktok-na-bienal-do-livro-rio2023 Acesso em: 16 de jan. 2024.
VALLE, Leonardo. BOOTOK: como usar o fenômeno literário do TikTok para estimular a leitura dos alunos. Instituto Claro. São Paulo, 7 fev. 2022. Disponível em: https://www.institutoclaro.org.br/educ acao/nossas-novidades/reportagens/BookTok-como-usar-o-fenomeno-literario-do-TikTokpara-estimular-a-leitura-de-alunos/. Acesso em: 10 de abril. 2023.
VENDAS, B.L. A influência do booktok na mudança de hábito de leitura dos jovens durante a pandemia. Anais de Resumos Expandidos do Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais, [S.l.], v. 1, n. 5, nov. 2022. Disponível em: https://midiaticom.org/anais/index.php/seminario-midiatizacao-resumos/article/view/1525 Acesso em: 02 ago. 2024.