Educação como prática da liberdade

case na Biblioteca Cidadã de Florianópolis com foco nas pessoas em situação de rua

Autores

  • Daniela Spudeit UDESC
  • Valéria Machado Weinhardt Borges UDESC

Palavras-chave:

Educação libertadora, Biblioteca Cidadã, Pessoas em situação de rua, Biblioteca comunitária, Paulo Freire

Resumo

Alinhado à proposta de educação libertadora de Paulo Freire, esse trabalho tem como objetivo relatar as atividades desenvolvidas na Biblioteca Cidadã para possibilitar acesso à informação, construção do conhecimento, promoção de ações culturais, entre outras ações que visem a autonomia dos indivíduos que estão em situação de vulnerabilidade social em Florianópolis. Caracteriza-se como uma pesquisa descritiva e exploratória quanto aos objetivos e é uma pesquisa bibliográfica e documental quanto aos meios de coleta de dados.  Como resultados, apresenta as diferentes atividades de mediação literária e cultural realizadas pela Biblioteca Cidadã que priorizam a liberdade como ponto de partida, o livre pensar e livre falar no qual as temáticas abordadas são escolhidas conforme o contexto e demanda das pessoas abrigadas nesse local. Conclui-se que além das atividades literárias e culturais, também é importante estruturar alguns serviços para atender as necessidades desse grupo no que tange ao acesso e uso de informação como emissão de documentos, busca por vagas de trabalho, entre outros além de oferecer o espaço para leitura, estudos e atividades culturais para que essas pessoas possam exercer efetivamente sua cidadania e se beneficiar dos direitos constitucionais. 

Biografia do Autor

Valéria Machado Weinhardt Borges , UDESC

Estudante de Biblioteconomia na Universidade do Estado de Santa Catarina.

Referências

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Publicado

2024-12-17