Educação em informação na Educação Infantil

um diálogo necessário entre os campos Educação e Ciência da Informação

Autores

Palavras-chave:

Educação em informação, Educação Infantil, Infoeducação

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo construir reflexões sobre a educação em informação desde a mais tenra idade das crianças e especialmente na instituição escolar desde a Educação Infantil num diálogo entre Educação e Ciência da Informação. De abordagem qualitativa e cunho exploratório, o estudo é parte constituinte do doutoramento em Educação e para este resumo expandido lança mão da técnica bibliográfica na sua construção. Nos diálogos entre os campos Educação e Ciência da Informação, destaca-se o termo cunhado por Paul Zurkowski em 1974, Information Literacy e pode-se afirmar como resultados do estudo, que o conceito de infoeducação, que integra informar e educar, focando na apropriação cultural tornando-se pauta para fundamentar essas discussões na Educação Infantil. A busca significativa e o ato lúdico são fundamentais, promovendo o desenvolvimento integral das crianças.

Biografia do Autor

Gisela Eggert-Steindel, UDESC

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da USP (2005). Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992). Especialista em Informação Industrial pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/IBCT) (1986), com a graduação em Biblioteconomia e Documentação (UFSC, 1983). Professora Associada da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Integra o corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (UDESC) e do do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação - Mestrado Profissional em Gestão de Unidades de Informação (UDESC). A partir de 2019 foi aprovada como professora voluntária em ambos os Programas. Entre 2017 e 2019 foi editora da Revista Linhas (PPGE/UDESC). Avaliadora de textos técnico-científicos em diferentes periódicos entre os quais cita-se: Educação Unisinos, Educar em Revista, Revista ACB (Florianópolis), Encontros Biblis, Transinformação entre outras. Na CAPES, no período (2014-2018) foi Coordenadora Adjunta Mestrado Profissional da Área Comunicação e Informação. Membro do Grupo de Pesquisa Cultura Impressa e Digital (GP Ci Di/ UDESC) e do Grupo de Pesquisa Biblioteca Pública (GPBP/UNIRIO): Reflexão e Prática. A formação e experiências no campo da Ciência da Informação e da Educação possibilitam desenvolver pesquisas e orientar estudantes de mestrado e doutorado nos temas que envolvem a História do livro e da leitura especialmente a história da biblioteca pública e escolar, sociedades literárias, livrarias e editoras sob o olhar da História Cultural.

Referências

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Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Eixo "Ciência da Informação: diálogos e conexões"