A divulgação científica em bibliotecas frente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

contributos para a democratização do acesso à informação científica e tecnológica

Autores

Palavras-chave:

Divulgação Científica, Acesso à biblioteca, Acesso à informação, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável , Agenda 2030

Resumo

A divulgação científica em bibliotecas é relevante para a promoção da cultura científica, incentivo à leitura e ao senso crítico na seleção e avaliação de fontes de informação. Conforme a Organização das Nações Unidas, as bibliotecas são importantes instituições para a democratização da ciência, com a inclusão à sociedade. Trata-se de um estudo bibliográfico, exploratório e com abordagem qualitativa. Propõe um instrumento de comunicação de informação, uma cartilha, com recomendações para as bibliotecas estimularem a comunidade científica a divulgar suas pesquisas. Resulta na elaboração de material didático instrumental. Conclui que as bibliotecas contribuem para a visibilidade da ciência.

Biografia do Autor

Marcus Vinícius de Albuquerque Guimarães, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestrando em Ciência da Informação pelo PPGCI Ibict/Eco UFRJ. Especialista em Divulgação e Popularização da Ciência (COC/Fiocruz). Bacharel em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (UFRJ). Bolsista Mestrado Nota 10 pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Gustavo Henrique de Araujo Freire, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professor Titular do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal da Paraíba e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Mestrado e Doutorado) do Instituto Brasileiro de Informação Científica e Tecnológica convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq.

Referências

BARBIERI, José Carlos. Desenvolvimento sustentável das origens à Agenda 2030. Petrópolis: Vozes, 2020.

BELLUZZO, Regina Célia Baptista. A competência em informação no Brasil: cenários e espectros. São Paulo: ABECIN Editora, 2018.

BUENO, Wilson Costa. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, v. 15, n. 1 especial, p. 1-12, 2010. Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/6585. Acesso em: 20 jul. 2024.

FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BIBLIOTECÁRIOS E CIENTISTAS DA INFORMAÇÃO E INSTITUIÇÕES (FEBAB). Bibliotecas por um mundo melhor: Agenda 2030. 2018. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/4563. Acesso em: 20 jul. 2024.

GERALDO, Genilson. Agenda 2030 e as Bibliotecas. Revista Eletrônica da ABDF, v. 5, n. 2, p. 41-62, 23 ago. 2022. Disponível em: https://revista.abdf.org.br/abdf/article/view/174. Acesso em: 20 jul. 2024.

MASSARANI, Luisa; DIAS, Eliane Monteiro de Santana (org.). José Reis: reflexões sobre a divulgação científica. Rio de Janeiro: Fiocruz/COC, 2018.

MASSARANI, Luisa; MOREIRA, Ildeu de Castro; BRITO, Fatima (org.). Ciência e público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência, 2002.

NAÇÕES UNIDAS. Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento: Os ODS em ação. [S. l.]: UNDP, 2024, n. p. Disponível em: https://www.undp.org/. Acesso em: 20 jul. 2024.

REIS, José. A divulgação da ciência e o ensino. Ciência e Cultura. São Paulo: SBPC, v. 16, n. 4, 1964.

Downloads

Publicado

2024-12-17