Se constituir professora, pesquisadora no campo da Biblioteconomia, Ciência da Informação entrelaçada com o campo da Educação

Autores

  • Gisela Eggert Steindel Universidade do Estado de Santa Catarina

Palavras-chave:

1. Ensino Superior, 2. Identidade, 3. Docência em Biblioteconomia, 4. História da Biblioteconomia (Brasil).

Resumo

Narrativa do se constituir professora e pesquisadora do livro e das bibliotecas, ancorada nos estudos formativos no campo da biblioteconomia, ciência da informação e história da educação. De abordagem teórico-metodológica documental. Os resultados apontam um constituir-se pessoa professora/pesquisadora para além da sala de aula, quer na orientação dos trabalhos acadêmicos -, graduação e pós-graduação Stricto Sensu e ações extensionistas.  Conclui-se que se constituir professora e pesquisadora possibilita um reinventar-se a cada semestre, ano: - como pessoa, professora, pesquisadora, orientadora. Nesta direção quiçá os estudantes se (re-) inventem ao longo do tempo, como pessoas, profissionais, professores/professoras, pesquisadores/pesquisadoras e orientadores/orientadoras.

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Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Eixo "Formação e identidade profissional"