Se constituir professora, pesquisadora no campo da Biblioteconomia, Ciência da Informação entrelaçada com o campo da Educação
Palavras-chave:
1. Ensino Superior, 2. Identidade, 3. Docência em Biblioteconomia, 4. História da Biblioteconomia (Brasil).Resumo
Narrativa do se constituir professora e pesquisadora do livro e das bibliotecas, ancorada nos estudos formativos no campo da biblioteconomia, ciência da informação e história da educação. De abordagem teórico-metodológica documental. Os resultados apontam um constituir-se pessoa professora/pesquisadora para além da sala de aula, quer na orientação dos trabalhos acadêmicos -, graduação e pós-graduação Stricto Sensu e ações extensionistas. Conclui-se que se constituir professora e pesquisadora possibilita um reinventar-se a cada semestre, ano: - como pessoa, professora, pesquisadora, orientadora. Nesta direção quiçá os estudantes se (re-) inventem ao longo do tempo, como pessoas, profissionais, professores/professoras, pesquisadores/pesquisadoras e orientadores/orientadoras.
Referências
AMARILHA, M. Estão mortas as fadas? Literatura infantil e prática pedagógica. Petrópolis: Vozes, Natal: EDUFRN, 1997.
CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. 5.ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
CHARTIER, R. História cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.
EGGERT-STEINDEL, G. Cadernos de acompanhamento estudantes TCC.: 2005, 2006 e 2007, [Manuscritos].
GATTAZ, A. C. Braços da resistência: uma história oral da imigração espanhola. São Paulo: Xamã, 1996.
Goodson, Ivor F. Da voz ao professor:as histórias de vida dos professores e o seu desenvolvimento profissional. In: Nóvoa, Antonio (Org.) (2007). Vidas de professores. 2 ed. Portugal: Porto Editora, 2007.
HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: Nóvoa, A. (2007) (Org.). Vidas de professores. 2.ed.: Portugal: Porto Editora, 2007.
NASSAR, R. Lavoura arcaica. 3. ed rev. pelo autor. 12a ed. impressão. São Paulo: Cia das Letras, 1989.
NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. 2.ed. Portugal: Porto Editora, 2007.
_____________. Os professores e as histórias da sua vida. In: Nóvoa, A. (Org.). Vidas de professores. 2.ed. : Portugal: Porto Editora, 2007.
PEREIRA, M. V. A estética da professoralidade: um estudo interdisciplinar sobre a subjetividade do professor. Tese de doutorado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, Brasil, 1996.
QUEIROZ, M. I. P. Variações sobre a técnica de gravador no registro da informação. São Paulo: T. Queiroz, 1991.
_______________. Relatos orais: do “indizível” ao “dizível”. In: Simson, O. M. Von (Org.). Experimentos com histórias de vida: Itália-Brasil. São Paulo: Vértice. Ed. Revista dos Tribunais, 1988.
SIMSON, O. M. Von (Org.). Experimentos com histórias de vida: Itália-Brasil. São Paulo: Vértice. Ed. Revista dos Tribunais, 1988.
WARDE, M. J. Diário de uma orientadora de teses. In: Bianchetti, L. (Org.). Trama & texto: leitura crítica escrita criativa. Passo Fundo (RS): Plexus; EDIUPF, 1996.