Metodologia da pesquisa na EaD

a elaboração da questão de pesquisa na graduação em Biblioteconomia

Autores

  • Raquel Juliana Prado Leite de Sousa Unicamp e Centro Universitário Claretiano

Palavras-chave:

Educação a distância, Ensino de Biblioteconomia, Metodologia da Pesquisa

Resumo

Relata a experiência do ensino do conceito de questão de pesquisa na disciplina de Metodologia da Pesquisa na educação a distância, com a utilização do formulário como recurso pedagógico. A ferramenta foi utilizada em uma turma de 30 alunos da graduação em Biblioteconomia no segundo semestre de 2023. Usando a noção de Zona de Desenvolvimento Proximal de Vygotsksy, o formulário foi elaborado com questões que partiram das expectativas profissionais dos alunos, passando pelo tema de pesquisa, até chegar às delimitações de ambiência, população, recortes geográfico, histórico e cronológico. Foi possível observar uma melhora na qualidade dos trabalhos, menor taxa de reelaboração e menos atrasos nas entregas.

Referências

BESSA, Dayane Verginia Batista. PICT-EAD: um programa de formação acadêmico-científica para o aluno do sistema de ensino superior a distância. 2023. Tese (Doutorado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias) - Universidade Pitágoras. Londrina: UNOPAR, 2023. Disponível em: https://repositorio.pgsscogna.com.br/bitstream/123456789/67182/1/%5BUnopar%5D%20Tese%20Doutorado%20-%20DayaneBessa.pdf. Acesso em: 18 jul. 2024.

BRASIL. Decreto Nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9057.htm. Acesso em: 04 set. 2024.

CATONE, Maria Carmela; DIANA, Paolo. Teaching social research methods in digital contexts. Paris: L'HARMATTAN, 2020.

CHERGUI, Djamel Eddine. Investigating the effect of integrating flipped learning model on teaching research methodology. 2020. Dissertation (Master Degree in Sciences of Language) - University of Biskra. [S. l.]: University of Biskra, 2021. Disponível em: http://archives.univ-biskra.dz/handle/123456789/18408?mode=full. Acesso em: 12 set. 2024.

DE BEER, M et al. Teaching research methodology in an online odl environment: strategies followed and lessons learnt. South African Journal of Higher Education, v. 29, n. 2, p. 56-81, 2015. Disponível em: https://journals.co.za/doi/pdf/10.10520/EJC176178. Acesso em: 12 set. 2024.

FERREIRA, Danielle Mello; MOURÃO, Luciana. Panorama da Educação a distância no ensino superior brasileiro. Revista Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, RJ, v. 12, n. 34, p. 247-280, jan./mar. 2020. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2318. Acesso em: 12 set. 2024.

FINO, Carlos Nogueira. Vygotsky e a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP): três implicações pedagógicas. Revista Portuguesa de Educação, v. 14, n. 2, 2001, p. 1-19. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/374/37414212.pdf. Acesso em: 18 jul. 2024.

MATUZAWA, Flavia Lumi. O conceito de comunidade virtual auxiliando o desenvolvimento da pesquisa científica na educação a distância. 2021. Mestrado (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis: UFSC. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/30361168.pdf. Acesso em: 12 set. 2024.

MOORE, Michael G.; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Thompson, 2007.

NOVAIS, Jaílson Santos de. Metodologia da pesquisa e do ensino de ciências e biologia em cursos a distância: questões teóricas. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 8, p. 1-20, 2009. DOI: https://doi.org/10.17143/rbaad.v8i0.221. Disponível em: https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/221/99. Acesso em: 18 jul. 2024.

RESTAURI, Sherri L. Using an online environment for teaching research methods concepts: a look at outcomes & benefits. International Forum of Teaching and Studies, v. 2, n. 4, p. 33-78, Winter 2006. Disponível em: https://citeseerx.ist.psu.edu/document?repid=rep1&type=pdf&doi=b98d476fa5529a71e587f828fef30a0285b79af0#page=33. Acesso em: 18 jul. 2024.

SOUSA, Raquel Juliana Prado Leite de. Metodologia da pesquisa científica. Formulário elaborado por intermédio do aplicativo Google Forms em agosto de 2023. Disponível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfOjnuS8rJaPZG_QCWl_VyZ-LoLHZLOoSebtH8Cqi4ai7ob0Q/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0. Acesso em: 18 jul. 2024.

VELOSO, Brian; MILL, Daniel. Educação a distância e ensino remoto: oposição pelo vértice. Revista Portuguesa de Educação, v. 37, p. 1-21, 2024. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/download/3506/6410/6711. Acesso em: 13 set. 2024.

VITIELLO, Maria Gorett Freire. Iniciação científica na modalidade da educação a distância: a mediação por meio de ferramentas digitais. 2019. Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias) − Universidade Pitágoras Unopar. Londrina: Unopar, 2019. Disponível em: https://repositorio.pgsscogna.com.br/bitstream/123456789/30151/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20-%20Maria%20Gorett%20Vitiello%20%20UNOPAR%20ENTREGA

%2027%2011%202020.pdf. Acesso em: 18 jul. 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Eixo "Formação e identidade profissional"