Práticas e desafios no gerenciamento de redes sociais
estudo de caso no Instituto Federal do Amazonas
Palavras-chave:
Redes sociais, Bibliotecas, Engajamento, Promoção da leitura, Comunicação digitalResumo
Este estudo avalia o uso das redes sociais nas bibliotecas do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), destacando a adaptação dessas instituições à era digital. O objetivo foi entender como as redes sociais podem melhorar a comunicação e promover a leitura. Utilizando entrevistas e análise de dados, constatou-se que, apesar das três bibliotecas utilizarem o Instagram, há diferenças nas abordagens e desafios. A pesquisa revelou a necessidade de uma estratégia mais definida e recursos adequados. Recomenda-se a implementação de um calendário de publicações, capacitação de pessoal, e uso de ferramentas de análise para otimizar o impacto e engajamento.
Referências
GARCÍA, J. A.; LÓPEZ, C.; TUR, V.; GARCÍA DEL CASTILLO, A.; RAMOS, I. Las redes sociales: ¿adicción conductual o progreso tecnológico? In: FERNÁNDEZ, A. R. (Coord.). Interactividad y redes sociales. Madrid: ACCI, 2014. p. 263-282.
RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009. (Coleção Cibercultura). 191 p. ISBN 978-85-205-0525-0. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Raquel-Recuero/publication/259328435_Redes_Sociais_na_Internet/links/0c96052b036ed28f4d000000/Redes-Sociais-na-Internet.pdf. Acesso em: 12 fev 2024.
LANZI, Lucirene Andrea Catini. Apropriação das tecnologias de informação e comunicação em bibliotecas escolares: em busca de um espaço dinâmico. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Marília, 2012.