Alfabetização midiática e informacional

prática da biblioteca

Autores

  • Vera Lucia Marques da Silva Senac São Paulo

Palavras-chave:

Alfabetização Midiática e Informacional (AMI), Competência em Informação, Estudo de caso, Bibliotecas

Resumo

Este artigo versa sobre o papel das bibliotecas contemporâneas como espaços de aprendizagem e sobre os bibliotecários que incentivam e atuam para a promoção da Aprendizagem Midiática e Informacional (AMI) nestes ambientes. Dessa forma, o objetivo deste artigo é promover reflexões a partir de possibilidades de trabalhar a AMI nas bibliotecas. Trata-se de um estudo de caso de caráter exploratório, onde foram apresentados como objeto de estudo, três das principais atividades relacionadas a informação, promovidas pela biblioteca Senac Francisco Matarazzo, como exemplos concretos de atividades desenvolvidas com o propósito de desenvolver a AMI. O estudo conclui que as bibliotecas podem desempenhar um papel crucial na promoção da AMI, ajudando os indivíduos a desenvolver habilidades essenciais para lidar com informações no universo digital.

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Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Eixo "O mundo digital: apropriações e desafios"