Digitalização e a divulgação em meio digital da listagem da coleção de certidão de idade dos ex-alunos da Faculdade de Direito do Recife

Autores

Palavras-chave:

Certidão de idade, Coleção especial, Manuscritos, Preservação da memória

Resumo

Objetivo: Apresentar o processo de digitalização e divulgação em meio digital do documento manuscrito da certidão de idade sob salvaguarda do arquivo da Faculdade de Direito do Recife. Método: Trata-se de uma pesquisa nos documentos manuscritos originais existentes no acervo, com as etapas de seleção, preparação dos documentos, digitalização e publicação no site da instituição. Conclusão: A transição do manuscrito tradicional para a digital dessa coleção especial e divulgação do relatório on-line. Resultados: Criação do relatório da lista de certidões é processo indispensável para a preservação da memória e disseminação da informação.

Biografia do Autor

Elivanda Souza, UFPE

Mestrado em andamento em Ciência da Informação - UFPE (2024), Pós-Graduada em Gestão de Documentos e Informações: Teoria e Prática Arquivística (2013), Especialização em Gestão do Comércio Eletrônico (2003) e Graduada em Tecnologia em Processamento de Dados (2000). Desde 2014 atua no departamento do Arquivo da Faculdade de Direito do Recife (FDR), no cargo de Técnica em Arquivo. Em 2016, foi designer gráfico da logomarca interna e externa do Arquivo FDR, com o objetivo de fornecer uma identidade visual, ajudar na propaganda e evidenciar a nossa identidade enquanto instituição. Logo em seguida, também fui responsável pela criação do site institucional (https://www.ufpe.br/arquivoccj), cujo intuito está fundamentado na necessidade de tornar público a documentação existente, divulgar a memória do curso jurídico no Brasil e ter sua identidade digital. Em 2019, elaborei o inventário de todos os dossiês custodiados pelo Arquivo da FDR, onde a meta era possibilitar e facilitar a identificação, localização e consulta dos dossiês e das informações. Já em 2022, finalizei um projeto de digitalizar todos os livros de certidão de idade custodiados pelo Arquivo da FDR e um relatório desse material para divulgar a relação das certidões, cujo propósito foi à preservação dos documentos originais e disseminação desse material, com o argumento de que o processo beneficiará a longevidade dos livros, possibilitando o acesso ao conteúdo, sem a necessidade de manusear o original. Tem interesse em desenvolver pesquisas junto às seguintes temáticas: Ciência da informação, memória, documentação e organização da Informação e do conhecimento, acesso e uso da Informação, digitalização de documentos e preservação da informação; Responsabilidade social do profissional da informação. Participa do GECIMP - Grupo de Estudos e Pesquisa em Cultura, Informação, Memória e Patrimônio da Universidade Federal da Paraíba, junto com a minha orientadora Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira.

Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira, UFPE

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (1999), Especialista em Organização de Arquivos, Especialista em Administração da Educação a Distância, Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Professora Associado da Universidade Federal da Paraíba. Ex-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Na pós-graduação em Ciência da Informação leciona as disciplinas Informação, Memória e Sociedade, e, Informação, Memória e Identidade e orienta nos níveis de mestrado e doutorado. Atuou junto ao Programa de Pós-Graduação em Organizações Aprendentes (PPGOA) ministrando a Disciplina Pesquisa Qualitativa. EX- Vice-coordenadora do MPGOA. Na graduação atua como professora do Curso de Graduação em Biblioteconomia nas disciplinas de História da Leitura e dos Registros do Conhecimento e memória. Experiência na área de História cultural e memória, com ênfase na produção e circulação de suportes de leitura e em organização de arquivos privados pessoais. Na pós-graduação atua nas seguintes temáticas: Informação, memória e patrimônio cultural; Arquivo, memória e identidade; Cultura material e memória; Escrita de si, e, Memória literária. Ex-coordenadora Nacional do Grupo de Trabalho Informação e Memória da Associação Nacional de Pesquisadores em Ciência da Informação (ANCIB); Presidente da Academia Feminina de Letras e Artes da Paraíba; Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Areia e Ex-Vice-Reitora da Universidade Federal da Paraíba. Atual Coordenadora do Núcleo de cultura popular da UFPB (NUPPO) e pós-doutoranda junto ao Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Presidente da Academia Feminina de Letras e Artes da Paraíba. Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Areia.

Referências

ARAÚJO, Carlos A. Ávila. Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e Ciência da Informação: o diálogo possível. Brasília, DF. 2014.

ARQUIVO DA FACULDADE DE DIREITO DO RECIFE. Fotografias e negativos de vidro: Registro fotográfico da sala do Arquivo na Faculdade de Direito do Recife em 1912. Disponível em: https://www.ufpe.br/arquivoccj/acervo Acessado em 03/07/2024

ARQUIVO DA FACULDADE DE DIREITO DO RECIFE. Relação dos Alunos que constam nos Livros de Certidão de Idade Custodiados pelo Arquivo da FDR. Recife. 2022 p. 1- 450. Disponível em: https://www.ufpe.br/documents/590249/2933445/Lista+do+Livro+de+Certid%C3%A3o+de+Idade+-+FDR+-+Realizado+por+Elivanda+Souza+-+11+de+Maio+2022.pdf/3efbff30-c21e-46de-ad03-e13f5e0986a5 Acessado em 03/07/2024

BARBOSA, Andréia A. O Lugar da Memória Institucional nas Organizações Complexas. In: IV Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas – Abracorp, 4, 2010, Porto Alegre, RS. Anais (on-line). São Paulo:Abracorp, 2010.

BEVILAQUA, Clóvis. História da Faculdade de Direito do Recife - Editora Universitária Universidade Federal de Pernambuco - UFPE - Coleção Nordestina - Publicado: 2012 Campinas, SP: Unicamp, 2007.

CRIPPA, G. Memória: geografias culturais entre história e ciência da informação. In: MURGUIA MARANON, E. I. (org.). Memória: um lugar de diálogo para arquivos, bibliotecas e museus. São Carlos: Compacta, 2010. p. 79-110.

DELMAS, Bruno. Arquivos para quê? Textos escolhidos. Trad. Danielle Ardaillon. Rev. Téc. Heloísa Liberalli Bellotto. São Paulo: Instituto Fernando Henrique Cardoso, 2010

FACULDADE DE DIREITO DO RECIFE. Memoria historica. Recife: Imprensa Industrial, 1904. 120 p.

FACULDADE DE DIREITO DO RECIFE. Memoria historico-academica. Recife: [S.n], 1869. 9 p.

HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.

LE GOFF, Jacques. Memória - História. Lisboa: Imprensa Oficial/ Casa da Moeda, 1984.

MENDES, Nuno Canas. Descubra as suas raízes: como organizar uma árvore genealógica. Portugal: Lyon Multimédia Edições, 1996, 150 p.

MONTEIRO, S. D.; CARELLI, A. E. Algumas reflexões filosófica sobre memória no ciberespaço. In: SILVA, T. (Org.) Interdisciplinaridade e transversalidade em Ciência da Informação. Recife: Néctar, 2008, p. 1-40

MORIN, Edgar. O Método III. O conhecimento do conhecimento. 2. ed. Portugal: Biblioteca Universitária. Publicações Europa-América, 1996. 231p.

MURGUIA, Eduardo Ismael (Org.). Memória: um lugar de diálogo para arquivos, bibliotecas e museus. São Carlos, SP: Compacta Gráfica e Editora, 2010.

PESSOA, Márcia R.. Arquivo, memória e empresa: proposta do Centro de Memória do Sistema FIRJAN. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. 2014, 78 p.

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. tradução de Alain François [et al.]. Campinas: Editora da Unicamp, 2007. p. 155 – 192.

THOMASSEM, Theo. Uma Primeira Introdução à arquivologia. Arquivo & Administração /Associação dos Arquivistas Brasileiros. Ano 1, n. O (1972) - Rio de Janeiro: AAB, 1972 - v.: 23 cm. Semestral- Publicação oficial da Associação dos Arquivistas Brasileiros. ISSN 0100-2244

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Conselho de Administração da Universidade Federal de Pernambuco. Resolução Nº 16/2021, de 07 de outubro de 2021. Aprova o Regimento Interno do Centro de Ciências Jurídicas. 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Documento manuscrito de certidão de idade [1829 - 1919] Localização em: Coleção de manuscrito de certidão de idade. Arquivo da Faculdade do Recife. Recife, CI-001;CI-040 (não publicado)

WARD, Christine. Preservation Program Planning for Archives and Historical Records Repositories. In: Paul N. Banks e Roberta Pilette (ed): Preservation - Issues and Planning. Chicago and London: American Library Association, 2000, p. 43-62

ZUÑIGA, Solange. A Importância de um Programa de Preservação em Arquivos Públicos e Privados. 2002. 19p.

Downloads

Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Eixo "Gestão e liderança em movimento"