Análise da atuação da pessoa bibliotecária educadora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo:

Um olhar sob a perspectiva da competência em informação

Autores

Palavras-chave:

Bibliotecários – formação profissional, Bibliotecário – educação, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Biblioteca, Competência em informação, Pessoa bibliotecária

Resumo

Este trabalho apresenta um recorte dos resultados de uma pesquisa de mestrado em Ciência da Informação e tem como objetivo analisar o perfil da pessoa bibliotecária enquanto educadora no Instituto Federal do Espírito Santo. A metodologia aplicada foi a descritiva e o método, o estudo de caso. A análise dos dados se desenvolveu com enfoque qualitativo. Adotou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada aplicada junto a sete pessoas bibliotecárias. Os resultados inferiram que os profissionais estão cientes dos desafios em atender os diversos níveis de ensino ofertados pelos Institutos Federais, por isso, a mudança de perfil profissional se torna urgente.

Biografia do Autor

Kelly Rita de Azevedo, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2020). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2007). É bibliotecária/documentalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Possui especialização em Planejamento e Gestão em Unidades de Informação. Faz parte da equipe do Grupo de Trabalho (GT) de Competência em Informação - CoInfo da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB), criado em maio de 2020. Participação como estudante no grupo de pesquisa Estudos em Práticas Informacionais e Cultura (EPIC) sob a liderança do Prof. Dr. Carlos Alberto Ávila Araújo. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas de leitura, bibliotecas - organização, leitura e biblioteca escolar.Interesse nas áreas Letramento Informacional, Tipologias das Bibliotecas, Formação Profissional, Estudo de Usuários, Institutos Federais, Políticas Públicas.

Eduardo Valadares da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Diretor da Escola de Ciência da Informação (ECI/UFMG).Possui Doutorado em Ciência da Informação pela UFMG, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e graduação em Biblioteconomia pela UFES. Pesquisador do Grupo de pesquisa EPIC - Estudos em Práticas Informacionais e Cultura (UFMG).Pesquisador na área de Biblioteconomia Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: biblioteca escolar, narrativas, integração da biblioteca escolar com o currículo e formação de leitores.

Mardochée Ogécime, Universidade Federal de Minas Gerais

É Doutorando em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Ouro Preto; Pós-graduando do Curso de Especialização em Estatística Computacional Aplicada da Universidade Federal de Minas Gerais; Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais; Mestre em Ciência da informação pela Universidade Federal da Bahia; Engenheiro informático pela Universidad Tecnológica de Santiago (UTESA, República Dominicana, 2012); Especialista em Segurança Cibernética (IGTI/XPe, 2022-2023) e em Gestão de projetos pela CBTech (Universidad Tecnológica Nacional, Argentina, 2015). Fez estágio pós-doutoral em Ciência da Informação na Escola de Ciência da Informação da UFMG, pesquisador associado ao Laboratório de Culturas e Humanidades Digitais (Labcult/ECI). Tem experiência na área de Ciência da Informação, Sistemas de Informação, Informática e Administração, com ênfase em Gestão da Informação e do conhecimento, Planejamento estratégico, Coordenação e Direção de projetos. É pesquisador em Economia-política da Informação, do conhecimento e das tecnologias, Estudos sobre Memória e seus desdobramentos info-tecnicistas, Capitalismo informacional, Capitalismo Cognitivo e Industrias inteligentes. É um teórico dos temas: Sociedade da Informação, Inteligência Artificial, Governança Algorítmica, Cultura da Informação e Cultura Informacional. Embaixador da EPE (Escola Profissional de Ennery) na América Latina desde 2022 e Conselheiro diretivo da mesma instituição desde 2023.

Referências

ALMEIDA, Jobson Louis Santos de. A biblioteca como organização aprendente: o desenvolvimento de competência em informação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. 2015. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão das Organizações Aprendentes) - Programa de Pós-Graduação em Gestão das Organizações Aprendentes, Universidade Federal da Paraíba, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/tede/7671/2/arquivototal.pdf. Acesso em: 19 jun. 2024.

ALVES, Ana Paula Meneses. Competência informacional e o uso ético da informação científica: o papel do bibliotecário na produção intelectual no ambiente acadêmico. 2016. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marília, 2016. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/c46239bd-bf7c-4e23-903e-80ba1b641469/content. Acesso em: 23 jun. 2024.

AZEVEDO, Kelly Rita de. Letramento informacional em bibliotecas do Instituto Federal do Espírito Santo: o trabalho do bibliotecário frente às demandas e necessidades informacionais dos estudantes. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/33965. Acesso em: 04 jul. 2024

BELLUZZO, Regina Célia B. A competência em informação no Brasil: cenários e espectros. São Paulo: ABECIN Editora, 2018. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/editora/article/view/214/189. Acesso em: 10 jun. 2024.

BLATTMANN, Ursula; ALMADA, Magda. Biblioteca no ambiente educacional e a sociedade da informação. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 14., 2006, Salvador. Anais...Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2006.Disponível em: https://www.academia.edu/3034276/Biblioteca_no_ambiente_educacional_ea_sociedade_da_informa%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 10 jun. 2024.

CAMPELLO, Bernadete Santos. Letramento informacional no Brasil: práticas educativas de bibliotecários em escola de ensino básico.2009, 208 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, 2009b. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECID-7UUPJY/1/tesebernadetesantoscampello.pdf. Acesso em: 15 jun. 2024.

CARVALHO, Ana C. Guimarães; NASCIMENTO, Maria Gezilda e Silva; BEZERRA, Midinai Gomes. A mediação da informação na narrativa oral e na história de vida: proposições dialogais. RDBCI: Rev. Digit. Bibliotecon. Cienc. Inf., Campinas, SP v. 16, n. 2, p. 461-482, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8651516/pdf. Acesso em: 05 jul. 2024.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ci. Inf., Brasília, v. 32, n. 1, p. 23-35, 2003. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1016/1071. Acesso em: 29 jun. 2024

FARIAS, Maria Giovanna Guedes. Mediação e competência em informação: proposições para a construção de um perfil de bibliotecário protagonista. InCID: R. Ci. Inf. e Doc., Ribeirão Preto, v. 6, n. 2, p. 106-125, 2015-2016. Disponível em: https://cip.brapci.inf.br/download/53818. Acesso em: 08 jun. 2019.

GOMES, Marcos Aurélio. Da educação de usuários à construção de competência em informação no contexto das bibliotecas das universidades federais: um estudo a partir da Universidade Federal de Alagoas e Universidade Federal de Minas Gerais. 2016. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE7G9N. Acesso em: 10 jul. 2024

GRUPO DE TRABALHO DE COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO - COINFO / FEBAB. “Manifesto Político sobre Competência em Informação (CoInfo) - 2022 – Bibliotecário: Profissional Luz,” Repositório - FEBAB, acesso em 17 de maio de 2024. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/6255. Acesso em 05 jul. 2024.

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTION. Diretrizes sobre desenvolvimento de habilidades em informação para a aprendizagem permanente. México: Vera Cruz, 2007, 56 p. Disponível em: https://www.ifla.org/wp-content/uploads/2019/05/assets/information-literacy/publications/ifla-guidelines-pt.pdf. Acesso em: 05 jul. 2024.

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTION. Diretrizes da IFLA para a biblioteca escolar. 2. ed. revista, 2015 (versão em português Portugal, 2016). Disponível em: https://www.ifla.org/wp-content/uploads/2019/05/assets/school-libraries-resource-centers/publications/ifla-school-library-guidelines-pt.pdf. Acesso em: 17 jun. 2024.

MATA, Marta Leandro da; CASARIN, Helen de Castro Silva. Inserção de disciplinas sobre competência informacional nos cursos de Biblioteconomia do Brasil. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 23, n. 51, p. 1-16, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2018v23n51p1. Acesso em: 18 jun. 2024.

OLIVEIRA, Maxwell Ferreira de. Metodologia científica: um manual para a realização de pesquisas em Administração. Catalão: UFG, 2011. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/567/o/Manual_de_metodologia_cientifica_-_Prof_Maxwell.pdf. Acesso em: 19 jun. 2024.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponível em: https://www.feevale.br/Comum/midias/0163c988-1f5d-496f-b118-a6e009a7a2f9/Ebook%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf. Acesso em: 30 abr. 2024.

RAGIN, Charles C. La construcción de la investigación social, Introducción a los métodos, y a su diversidad. Bogotá: Siglo del Hombre, Universidad de los Andes, 2007.

RASTELI, Alessandro; CAVALCANTI, Lídia Eugênia. Mediação cultural e apropriação da informação em bibliotecas públicas. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 19, n. 39, p. 43-58, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2014v19n39p43. Acesso em: 15 jun. 2024.

REIS, Alcenir Soares dos; MOREIRA, César dos Santos. Processos educativos no contexto dos IFs e os desafios à atuação bibliotecária: um repensar crítico. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018, Londrina, PR. Anais [...]. Londrina, PR: UEL, 2018. Disponível em: http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/XIXENANCIB/xixenancib/paper/viewFile/1532/1681. Acesso em: 20 jun. 2024.

ROZA, Rodrigo Hipólito. Revolução informacional e os avanços tecnológicos da informática e da telecomunicação. Ci. Inf. Rev., Maceió, v. 4, n. 3, p. 3-11, 2017. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/3482. Acesso em: 05 jul. 2024.

SANTOS, Rafael Barcelos; SIMEÃO, Elmira Luzia M. S.; BELLUZZO, Regina Célia Baptista. Competência em informação (CoInfo) no bibliotecário protagonista: estudo do perfil da Rede de Bibliotecas de Pesquisa do MCTIC à luz do Diagrama Belluzzo®. Inc. Soc., Brasília, v. 8, n.1, p. 89-100, 2014. Disponível em: https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/3025. Acesso em: 10 jul. 2024.

SANTOS NETO, João Arlindo dos; ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. A competência em informação e o bibliotecário mediador da informação na biblioteca universitária. In: BELLUZZO, Regina Célia Baptista; FERES, Glória Georges; VALENTIM, Marta Lígia Pomim (org.). Redes de conhecimento e competência em informação: interfaces da gestão, mediação e uso da informação. Rio de Janeiro: Interciência, 2015, p. 359-376.

SOARES, Laura Valladares de Oliveira. A formação como aliada no exercício do papel educativo do bibliotecário na escola. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9R7JTM/1/disserta__o_de_mestrado___laura_valladares___2014.pdf. Acesso em: 15 jun. 2024.

SPECIAL LIBRARIES ASSOCIATION. Competencies for information professionals. 2016. Disponível em: https://sla.org/page/competencies. Acesso em: 09 jun. 2024.

VALENTIM, Marta Lígia (org.). Formação do profissional da informação. São Paulo: Polis, 2002.

VALENTIM, Marta Lígia Pomim; LENZI, Lívia Aparecida Ferreira. Atuação do bibliotecário em diferentes unidades de informação. In: LENZI, Lívia Aparecida Ferreira; VALENTIM, Marta Lígia Pomim (org.). Atuação do profissional bibliotecário: cotidiano vivenciado em diversos tipos de unidades de informação. Maceió: Edufal, 2024, p. 19-37.

YIN, Robert K. Estudos de casos: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Eixo "Formação e identidade profissional"