A extensão como fonte de conhecimento, aprendizagem e incentivo aos discentes
Palavras-chave:
Extensão universitária, Periódicos científico, PodLica, Divulgação Científica, LICAResumo
A pesquisa analisa o impacto da extensão universitária na promoção do conhecimento e incentivo à aprendizagem dos discentes. Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados do projeto de extensão com ações de divulgação científica. Metodologicamente, é uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, a coleta dos dados realizou-se nas redes sociais, plataformas de streaming e distribuição de podcast. Os resultados indicam avanços na organização e acessibilidade do acervo de periódicos, além de um crescimento na audiência do podcast. Conclui-se que as ações de extensão contribuem significativamente para a formação crítica e o acesso à informação científica.
Referências
ARAÚJO, Joana Ferreira de. Divulgação Científica e Podcast: disseminação do conhecimento científico na Ciência da Informação. Brazilian Journal of Information Science: research trends, [S. l.], v. 17, p. e023046, 2023, Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/14219. Acesso em: 30 jul. 2024.
BRAGA, Febrânia Fernandes Vieira. O fazer podcast na Biblioteconomia: DescompliCast como ferramenta de divulgação científica. 2023. 103f. Monografia (Graduação em Biblioteconomia) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba, 2023.
BRITO, Gislaine do Nascimento.; LIMA, Izabel França de. Periódicos Científicos como Fonte de Informação: um estudo na Informação & Sociedade e na Biblionline. Folha de Rosto, v. 1, n. 2, p. 49-60, 31 dez. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/42. Acesso em: 24 jul. 2024.
CARVALHO, Amanda Schmidt. Podcast como ferramenta de divulgação científica: um estudo e casos comparados. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2020.
DIAS, Célia da Consolação; DIAS, Rafael Gonçalves; ANNA, Jorge Santa. Potencialidade das redes sociais e de recursos imagéticos para a divulgação científica em periódicos da área de ciência da informação. BIBLOS - Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Rio Grande, v. 34, n. 1, 2020. Disponível em: https://brapci.inf.br/#/v/146037. Acesso em: 30 jul. 2024.
FREITAS, Maria Helena. Considerações acerca dos primeiros periódicos científicos brasileiros. Ciência da Informação, Brasília, v. 35, n. 3, p. 54-66, 2006. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1113/1244. Acesso em: 24 jul. 2024.
SILVA, Alzira Karla Araújo da et al. Inovação, aprendizagem e extensão universitária em rede social online. Revista Folha de Rosto, Juazeiro do Norte, v. 7, n. 2, p. 156-174, maio/ago., 2021. Disponível em: https://brapci.inf.br/#/v/164517. Acesso em: 30 jul. 2024.