O Núcleo de Apoio Psicopedagógico
uma prática exitosa de apoio ao discente
Palavras-chave:
Núcleo de Apoio Psicopedagógico, Prática discente, Inclusão, Ensino SuperiorResumo
Este relato apresenta o Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Descrito no Instrumento de Avaliação Institucional Externa do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES/MEC) como uma política de atendimento aos discentes, o NAP contempla programas de acolhimento, acessibilidade, monitoria, nivelamento, permanência e apoio psicopedagógico, com atendimentos em todos os setores pedagógico-administrativos da instituição. Trazemos a política-base e a experiência dos atendimentos do NAP, mostrando como tal prática pode ser um diferencial exitoso para melhor aproveitamento, engajamento, permanência e inclusão dos discentes durante seu percurso acadêmico.
Referências
Conselho Federal de Psicologia. Código de Ética do Profissional Psicólogo. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/codigo-de-etica-psicologia.pdf. Acesso em 10 jul. 2024.
FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO. Programa de Tutoria Voluntária. Disponível em https://www.fespsp.org.br/store/file_source/FESPSP/Documentos/Manuais/DIRETRIZES-TUTORIA-VOLUNTARIA.pdf . Acesso em 09 mar. 2024.
FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO. Regulamento do Regime de Estudos Domiciliares. Disponível em https://www.fespsp.org.br/store/file_source/FESPSP/Documentos/Manuais/Regulamento%20dos%20Estudos%20Domiciliares%20formatado%20mar%C3%A7o%202023%20(1).pdf . Acesso em 09 mai. 2024.
GAIOTTO, E. M. G; TRAPÉ, C. A; CAMPOS, C. M. S; FUJIMORI, E; CARRER, F. C. A; NICHIATA, L. Y.I.; et al. Resposta a necessidades em saúde mental de estudantes universitários: uma revisão rápida. Rev Saude Publica. 2021;55:114. https://doi.org/10.11606/ s1518-8787.2021055003363. Acesso em 20 jul. 2024
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. Atlas, São Paulo, 2017.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior – SINAIS. Instrumento de Avaliação Institucional Externa Presencial e a Distância. Recredenciamento. Transformação de Organização Acadêmica. Brasília, DF: 2017.
MORATO, H. T. P. Pedido, queixa e demanda no Plantão Psicológico: querer poder ou precisar? VI Simpósio Nacional de Práticas Psicológicas em Instituição – Psicologia e Políticas Públicas. Vitória: UFES, 2016.
TEMPSKI, P.; MARTINS, A. M. Responsabilidade da Escola Médica na manutenção da saúde e da qualidade de vida do estudante. In: BALDASSIN, S. (coord.). Atendimento psicológico aos estudantes de medicina: técnica e ética. São Paulo: EDIPRO, 2012, p. 51-58.