Biblioteca como espaço de diálogo e participação democrática

relato de experiência da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca da Unesp de Marília

Autores

  • Elizabete Cristina de Souza de Aguiar Monteiro UNESP
  • Maria Elisa V. Pickler Nicolino UNESP
  • Janaína Celoto Guerrero Mendonça UNESP

Palavras-chave:

Participação democrática, Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, Leitura

Resumo

As bibliotecas universitárias são espaços de diálogo e participação democrática, desempenhando papel crucial no desenvolvimento de cidadãos críticos e engajados. Com programas de leitura, debates e outras atividades, elas se tornam ambientes participativos e democráticos. Este trabalho objetiva apresentar ações e atividades literárias realizadas durante a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca da Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, campus de Marília, no ano de 2023, como métodos de aproximação dos usuários com a biblioteca. Utilizou-se da pesquisa descritiva para relatar as atividades desenvolvidas. A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foi uma oportunidade de fortalecer a integração entre os acadêmicos e a comunidade externa, propiciando momentos de reflexão e protagonismo da comunidade.

Referências

ADICHIE, C. N. About. 2024. Disponível em: https://www.chimamanda.com/about/. Acesso em: 23 jul. 2024.

ALVES, A. Desobediência. [S.l.]: [Estúdio Cordélia], 2023. 7 mar. 2023.

BASSANI. S. L. D.; WITZEL, D. G. Biblioteca Carolina Maria De Jesus. In: COLÓQUIO MUSEUS, ARDUIVOS: LUGARES DE MEMÓRIA NO/DO ESPAÇO URBANO, 1., 2016, Santa Maria. Anais [...]. Santa Cruz: UNICENTRO, 2016. Disponível em: https://anais.unicentro.br/coloquiomuseus/pdf/icoloquiomuseus.pdf. Acesso em: 30 jul. 2024.

BRANDINO, L. Carolina Maria de Jesus. UOL, São Paulo, [20–]. Mundo Educação. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/literatura/carolina-maria-de-jesus.htm. Acesso em: 26 jul. 2024.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Decreto nº 84.631, de 9 de abril de 1980. Institui a "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca" e o "Dia do Bibliotecário". Brasília, DF, 1980. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/atos/decretos/1980/d84631.html. Acesso em: 22 jul. 2024.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 35. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

GARCIA, E. A. S. Resenha crítica do livro: Pedagogia do Oprimido. Revista Húmus, v. 11, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/16902. Acesso em: 23 jul. 2024.

LIMA, L. M. Modelo de análise documental de textos literários pela perspectiva da análise do discurso: um estudo dos contos de Clarice Lispector. 2021. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2021. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/6719ac52-0069-4b40-adc2-634eeb7f725a/content. Acesso em: 23 jul. 2024.

LUCK, E. H. et al. A Biblioteca Universitária e as diretrizes curriculares do ensino de graduação. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 11., Florianópolis, 2000. Anais [...] São Paulo: FEBAB, 2000. Disponível em: https://www.geocities.ws/csouza952/t024.pdf. Acesso em: 23 jul. 2024.

KRANICH, N. (ed.). Libraries & democracy: the cornerstones of liberty. Chicago: ALA, 2001. Disponível em: https://crl.acrl.org/index.php/crl/article/view/15534. Acesso em: 17 jul. 2024.

YUBERO JIMÉNEZ, S.; SÁNCHEZ GARCÍA, S.; LARRAÑAGA RUBIO, E. Leitura e universidade: a promoção da leitura desde a biblioteca universitária. In: RETTENMAIER, M.; RÖSING, T. M. K. (org). Biblioteca, leitura e multimídia. Passo Fundo: UFP, 2012. p. 169-184. Disponível em: http://jornadasliterarias.upf.br/upload/files/6c9bed35221acbc54bc226a93f79173d.pdf. Acesso em: 17 jul. 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-17