O Programa Livro em Movimento e seu impacto social e ambiental na circulação de livros

Autores

  • Fatima Cristina Lopes dos Santos Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Coordenação de Comunicação Institucional. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Regiane Cristina Farias de Britto Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Coordenação de Comunicação Institucional. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Antonia Carmélia de Mendonça Brito Fundação Oswaldo Cruz. Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação. Campus Virtual. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Palavras-chave:

Promoção da Leitura, Acesso ao Livro, Inclusão Social, Sustentabilidade

Resumo

Relata os 10 anos do Programa Livro em Movimento, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca/Fundação Oswaldo Cruz, registrando sua memória e incentivando outras iniciativas. O Programa objetiva promover a distribuição de livros, estimular a leitura e incentivar a doação para circulação e socialização dessas publicações. Aborda a significância de iniciativas de promoção da leitura para possibilitar o acesso ao livro como ferramenta de inclusão social, empoderamento e exercício de direitos, além de reduzir o impacto ambiental com o descarte correto de publicações sem condições de uso. As atividades de leitura devem abrir espaço para novas experiências, produção de sentidos e percepção de onde estamos e de onde queremos estar neste mundo. Com a coleta de livros doados (recolhidos em lugares definidos) e periodicidade de uma ação mensal (no mínimo), o Programa já doou cerca de 25 mil livros durante esses anos.

Referências

BUENO, Mariana. A demanda por livro: dois lados de uma mesma moeda. In: FAILLA, Zoara (Org.). Retratos da Leitura no Brasil. Rio de Janeiro : Sextante, 2021. v.5. Disponível em: <https://www.prolivro.org.br/wp-content/uploads/2021/06/Retratos_da_leitura_5__o_livro_IPL.pdf>.

FAILLA, Zoara (Org.). Retratos da Leitura no Brasil. Rio de Janeiro : Sextante, 2021. v.5. Disponível em: <https://www.prolivro.org.br/wp-content/uploads/2021/06/Retratos_da_leitura_5__o_livro_IPL.pdf>.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2021.

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. IX Congresso Interno da Fiocruz: relatório final. Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: <https://congressointerno.fiocruz.br/sites/congressointerno.fiocruz.br/files/documentos/IX%20Congresso%20Interno%20Fiocruz%20-%20Relat%C3%B3rio%20Final.pdf>.

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. ESCOLA NACIONAL DE SAUDE PÚBLICA SERGIO AROUCA. VICE-DIREÇÃO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E GESTÃO. Agenda Ambiental da ENSP. Disponível em: <http://vddig.ensp.fiocruz.br/documentos/download/5ea6fb64a76b883a18689f42?documento=Agenda-Ambiental-da-ENSP.pdf>. Acesso em: 1 jul. 2024.

GOMES, Helton Simões. Brasil é o 2º país com mais usuários que entram diariamente no Facebook. Portal G1, 12/09/2013. Disponível em: <https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/09/brasil-e-o-2-pais-com-mais-usuarios-que-entram-diariamente-no-facebook.html>.

TOIGO, Renata. Literatura e comunidade: a formação do leitor extramuros escolares. Literartes, v.1, n.13, p.168–181, 2020. Disponível em: <https://revistas.usp.br/literartes/article/view/173099.>.

Downloads

Publicado

2024-12-17