Pílulas literárias
pequenas doses de incentivo à leitura
Palavras-chave:
Biblioteca, Literatura, Biblioterapia, Pílulas LiteráriasResumo
Apresenta relato de experiência da Biblioteca da Uned Nova Friburgo do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) no planejamento e implantação do projeto Pílulas Literárias, com o objetivo principal de promover o incentivo à leitura e a divulgação do acervo. O projeto, fundamentado no conceito terapêutico da literatura abordado pela Biblioterapia, propôs a distribuição de trechos de variadas obras literárias em cápsulas de medicamento. Além de incentivar a leitura, as Pílulas literárias receberam um feedback muito positivo do público alcançado, encantando pessoas de dentro e de fora da instituição.
Referências
ALARCÃO, Isabel. A Escola Reflexiva. In. Alarcão, Isabel (org.) Escola Reflexiva e Nova Racionalidade. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. p.15-30.
ALMEIDA, Ítalo D.'Artagnan. Metodologia do trabalho científico. 2021. E-book. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49435. Acesso em: 17 set. 2024.
BARROS, M. Memórias inventadas: a segunda infância. São Paulo: Planeta, 2006.
BERTHOUD, Ella; ELDERKIN, Susan. Farmácia literária. Campinas: Verus, 2016.
GALLIAN, Dante. A literatura como remédio: os clássicos e a saúde da alma. São Paulo: Martin Claret, 2017.
GOMES, Thulio ; MOYSES, Manoela Ferraz ; LIMA, P. H. W. ; NABEKURA, T. S. ; SICILIANO, T. A. C.. Estratégias de microlearning para equipes de bibliotecas universitárias. In: XXII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU), 2023, Florianópolis. Anais do 22º Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU), 2023.
KOCH, Ingedore Villaça. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. 2.ed. São Paulo: Editora Contexto, 2021.
LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Trad. João Wanderley Geraldi. Rev. Brasileira de Educação. n. 19, jan-abr. 2002.
LEITE, Ana Cláudia de Oliveira. Fundamentos de Biblioterapia. 1. ed. São Paulo: Vayu, 2019.
SOUSA, Carla. Biblioterapia e a mediação afetuosa da literatura: experiências de bibliotecários em bibliotecas. In: PRADO, Jorge de. Mediação da leitura literária em bibliotecas. Rio de Janeiro: Malê, 2019. p. 107-120.
STREET, Brian; STREET, Joanna. A escolarização do letramento. In: STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2014. p. 121-144.