A biblioteca escolar e a interdisciplinaridade vivencial na unidade de ensino
gamificação como recurso de aprendizagem
Palavras-chave:
Biblioteca escolar, Interdisciplinaridade, Gamificação, Colaboração, MediaçãoResumo
Objetiva analisar a interdisciplinaridade entre bibliotecário e professores para o alcance de resultados no processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica. Apresentam-se, como fundamentação teórica, documentos, pesquisadores da Biblioteconomia e legislação educacional. Nos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada com abordagem qualitativa e, quanto aos objetivos, do tipo descritiva. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental, com apresentação de relato de experiência, utilizando a gamificação como recurso de aprendizagem e trabalho coletivo entre bibliotecário e professores. Recomenda-se a ampliação da colaboração entre profissionais de todas as áreas do conhecimento, tornando a biblioteca mais atuante no contexto escolar.
Referências
BARBOSA, Eliana Terra. Redes de biblioteca escolar no Espírito Santo: estudo de caso da rede de biblioteca de Vila Velha - ES. 2021. 156 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021. Disponível em: https://sappg.ufes.br/tese_drupal//tese_15309_Disserta%E7%E3o%20Eliana%20Terra%20Barbosa20220615-85050.pdf. Acesso em: 2 jul. 2024.
BARBOSA, Eliana Terra; MATA, Leandro da; PEREIRA, Gleice. Ações de competência em informação voltadas para as bibliotecas escolares da rede municipal de ensino de Vila Velha – ES. Páginas A&B, Arquivos e Bibliotecas, v., n. 14, 2020. Disponível em: https://brapci.inf.br/#/v/152827. Acesso em: 04 jul. 2024.
BRASIL. Lei Nº 14.837, de 8 de abril de 2024. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País, para modificar a definição de biblioteca escolar e criar o Sistema Nacional de Bibliotecas Escolares (SNBE). Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.837-de-8-de-abril-de-2024-552783113. Acesso em: 7 jul. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 7 jul. 2024.
CAMPELLO, Bernadete Santos. A competência informacional na educação para o século XXI. In: CAMPELLO, Bernadete Santos et al. A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
CAMPELLO, Bernadete. A biblioteca como lugar de aprendizagem. São Paulo: Autêntica, 2024.
CASTRO, Jonas Borges de. O que é gamificação. Disponível em: https://biblioeducador.com.br/. Acesso em: 06 jul. 2024.
CONSELHO FEDERAL DE BIBLIOTECONOMIA (CFB). A biblioteca escolar. Brasília: Conselho Federal de Biblioteconomia, 2023. Disponível em: http://repositorio.cfb.org.br/bitstream/123456789/1405/1/A%20Biblioteca%20Escolar%20cor..pdf. Acesso em: 17 jul. 2024.
FACHIN, Odília. Fundamentos de metodologia: noções básicas em pesquisa científica. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2017.
GASQUE, K. C. G. D.; CASARIN, H. de C. S. Bibliotecas escolares: tendências globais. Em Questão, Porto Alegre, v. 22, n. 3, p. 36–55, 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/60697. Acesso em: 14 jul. 2024.
GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Centro de recursos de aprendizagem: biblioteca escolar para o século XXI. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 11, n. 1, p. 138–154, 2013. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1656. Acesso em: 7 jul. 2024.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
IFLA/UNESCO. Diretrizes da IFLA para a biblioteca escolar. 2016. Disponível em: https://www.ifla.org/files/assets/school-libraries-resource-centers/publications/iflaschool-library-guidelines-pt.pdf. Acesso em: 7 jul. 2024.