Divulgação científica em bibliotecas

possibilidades e limitações

Autores

  • Flavia Geane Santos CEFET-RJ
  • Marcelo Borges Rocha CEFET-RJ

Palavras-chave:

Divulgação Científica, Bibliotecas universitárias, Bibliotecas, Comunicação científica, Ciência Popular

Resumo

Bibliotecas foram reconhecidas como espaços de divulgação científica (DC) pela população em pesquisa de percepção pública da ciência. Refletindo que DC demanda produção de materiais com linguagem acessível sendo está uma responsabilidade que não está inclusa nas atribuições das Bibliotecas, neste trabalho temos o objetivo de produzir um ensaio teórico apoiando-se na literatura sobre as possibilidades e limitações para Bibliotecas desenvolverem atividades de DC. A discussão encontra-se de forma embrionária e com foco nas Bibliotecas Universitárias. Consideramos necessário mais trabalhos a fim se constituir um referencial teórico que embase essa prática tão necessária nessa realidade atravessada pela ciência e tecnologia.

Biografia do Autor

Flavia Geane Santos, CEFET-RJ

Doutoranda bolsista Capes no Programa de pós graduação em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE) e ao Laboratório de Divulgação Científica e Ensino de Ciências (LABDEC) no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ) onde também atua como Bibliotecária. Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2018) na linha de pesquisa Formação de Professores, História, Memória e Práticas Educativas. Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2014). Possui Especialização em MBA Executivo em Gestão Pública pela Faculdade das Águas Emendadas (2014). Trabalhou como bibliotecária do Instituto Federal de Mato Grosso.

Marcelo Borges Rocha, CEFET-RJ

Atualmente atuo como professor no Ensino Superior e no Programa de Pós Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Docente de Programas de Pós-graduação na UFRJ. Além disso, sou chefe da Divisão de Editoração, responsável pela Revista Tecnologia e Cultura e coordeno o Laboratório de Divulgação Cientifica e Ensino de Ciências (LABDEC). Atuo como avaliador junto ao INEP/MEC para credenciamento e recredenciamento de cursos superiores no Brasil. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. É Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ.

Referências

BUENO, W. C. Comunicação Científica e Divulgação Científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, Londrina, v. 15, n. esp, p. 1-12, 2010.

CARIBÉ, R. de C. do V. (2011). Comunicação científica para o público leigo no Brasil. 2011. Tese (doutorado em Ciência da Informação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2011.

CARIBÉ, R. De C. Do V. (2013). O papel da biblioteca como espaço de divulgação científica. In: XXV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação – Florianópolis, SC, Brasil, 07 a 10 de julho de 2013.

CARIBÉ, R. De C. Do V. (2015). Comunicação científica: reflexões sobre o conceito.

Informação & Sociedade. João Pessoa, v.25, n. 3. 2015.

CUNHA, M.B.; CAVALCANTI, C.R.O. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília: Briquet de lemos, 2008.

DEMARCHI, A. C. de C.; AMARAL, R. M. do. Bibliotecas universitárias como atores ativos na divulgação científica e cultural. Comun. & Inf., Goiânia, GO, v. 25, p. 223-245, 202.

MAZATO, Marcelo A. Da C.; ISZLAJI, Cynthia. Controvérsias científicas em ambientes educacionais: o que os estudantes pensam?. E-book VIII ENEBIO, VIII EREBIO-NE E II SCEB... Campina Grande: Realize Editora, 2021.

NASCIMENTO, Maria Marta. Bibliotecas universitárias: cenários de divulgação científica?. 2016. 116f. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016.

RIBEIRO, Angélica. Biblioteca universitária como espaço de divulgação científica: atuando no facebook da biblioteca Reitor Antônio Celso Alves Pereira. (2019). Trabalho de Conclusão (Curso especialização em Educação e Divulgação Científica) – Instituto Federal do Rio de Janeiro: Mesquita, 2019.

ROSA, S. A. Divulgação científica em bibliotecas uma proposta de ação para a biblioteca do CEFET-RJ Campus Nova Iguaçu. (2018). Trabalho de Conclusão (Curso especialização em Educação e Divulgação Científica) – Instituto Federal do Rio de Janeiro: Mesquita, 2018.

SANTOS, N. N. de L.; FARIAS, M., G. G. Percepção de bibliotecários sobre divulgação científica em bibliotecas universitárias. Revista Ciência da Informação e Documentação. Ribeirão Preto, v. 14, n. 2, p. 126-145, set. 2023/fev. 2024.

SILVA, H. C. O que é divulgação científica?. Ciência & Ensino, Campinas, v. 1, n. 1, p. 53-59, 2006.

Downloads

Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Eixo "O mundo digital: apropriações e desafios"