Branding como estratégia de criação de valor
experiências em duas bibliotecas universitárias na área da saúde
Palavras-chave:
Branding, Marca, Marketing, Biblioteca universitária, criação de valorResumo
Este trabalho relata a experiência de duas bibliotecas da área da saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no uso do branding para agregar valor às instituições na comunidade. Desenvolver uma identidade de marca é crucial para atrair e fidelizar usuários, promovendo as bibliotecas e melhorando a percepção de seu papel social. No que se refere à metodologia, o relato traz conceitos e ideias abordadas na literatura sobre branding e posteriormente, apresenta as experiências e as estratégias adotadas pelas duas bibliotecas. Os resultados mostram que estratégias de branding fortalecem a identidade, melhoram a percepção e promovem as bibliotecas na comunidade. Conclui-se que é essencial aprimorar as estratégias de branding e investir na formação de lideranças e equipes para manter a relevância das bibliotecas nas universidades e na sociedade.
Referências
AMERICAN MARKETING ASSOCIATION. Branding. 2024. Disponível em: https://www.ama.org/topics/branding. Acesso em: 18 jun. 2024.
HARIFF, S.; ROWLEY, J. Branding of UK public libraries. Library Management, Bradford, v. 32, n. 4, p. 346-360, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1108/01435121111132338. Acesso em: 23 jun. 2024.
HOOD, D.; HENDERSON, K. Branding in the United Kingdom public library service. New Library World, United Kingdom, v. 106, n. 1-2, p. 16-28, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1108/03074800510575320. Acesso em 28 jun. 2024.
KOTLER, P; KELLER, K.L. Administração de marketing. 15. ed. São Paulo: Pearson Education, 2018. 898p.
PRADO, J. M. K.; PINTO, A. L. Branding para a construção de marcas em bibliotecas. In: INOMATA, D. O.; TREVISOL NETO, O. (Orgs.). Inovação em biblioteconomia: temas transversais. Chapecó: Argos, 2018. E-Book. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/329893581_Branding_para_a_construcao_de_marcas_em_bibliotecas. Acesso em: 28 jun. 2024.
ROWLEY, J. Managing branding and corporate image for library and information services. Library Review, Bradford, v. 46, n. 4, p. 244–250, 1997. Disponível em: https://doi.org/10.1108/00242539710167922. Acesso em: 16 jul. 2024.
SAHLI, F.; ALIDOUSTI, S.; NAGHSHINEH, N. Branding in libraries: identifying key requirements and dimensions to provide a conceptual model. Journal of Librarianship and Information Science, London, v. 55, n. 1, p. 151-166, 2023a. Disponível em: https://doi.org/10.1177/09610006211056650. Acesso em: 24 jul. 2024.
SAHLI, F.; ALIDOUSTI, S.; NAGHSHINEH, N. Designing a branding model for academic libraries affiliated with the Ministry of Science, Research and Technology in Iran. Library Hi Tech, Ann Arbor, v. 42, n. 4, 2023b.Disponível em: https://doi.org/10.1108/LHT-02-2022-0111. Acesso em: 24 jul. 2024.
VILLANUEVA, L. Gestión del branding: Consejos prácticos para crear estrategias y potenciar la marca personal y la de tu biblioteca. Desiderata, Chile, n. 12, p. 32-34, 2019. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7140096. Acesso em: 16 jun. 2024.
WALTON, G. Theory, research, and practice in library management 5: branding. Library Management, Bradford, v. 29, n. 8–9, p. 770–776, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1108/01435120810917369. Acesso em: 22 jun. 2024.