Branding como estratégia de criação de valor

experiências em duas bibliotecas universitárias na área da saúde

Autores

Palavras-chave:

Branding, Marca, Marketing, Biblioteca universitária, criação de valor

Resumo

Este trabalho relata a experiência de duas bibliotecas da área da saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no uso do branding para agregar valor às instituições na comunidade. Desenvolver uma identidade de marca é crucial para atrair e fidelizar usuários, promovendo as bibliotecas e melhorando a percepção de seu papel social. No que se refere à metodologia, o relato traz conceitos e ideias abordadas na literatura sobre branding e posteriormente, apresenta as experiências e as estratégias adotadas pelas duas bibliotecas. Os resultados mostram que estratégias de branding fortalecem a identidade, melhoram a percepção e promovem as bibliotecas na comunidade. Conclui-se que é essencial aprimorar as estratégias de branding e investir na formação de lideranças e equipes para manter a relevância das bibliotecas nas universidades e na sociedade.

Biografia do Autor

Shirlei Galarça Salort, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina e Programa de pós-graduação em Comunicação da UFRGS (PPGCOM)

Doutoranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS (PPGCOM/UFRGS). Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos-UNISINOS, Linha de Pesquisa: Educação, Desenvolvimento e Tecnologias. Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e especialização em Ciência da Informação pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP-RS). Atualmente é Bibliotecária-Chefe da Biblioteca da Faculdade de Medicina da UFRGS e do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de pessoas, gestão do conhecimento, gestão de bibliotecas universitárias e planejamento estratégico. 

Dirce Maria Santin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde

Doutora e mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com pós-doutorado em Educação pela mesma Universidade. Bacharel em Biblioteconomia pela UFRGS e especialista em Ciência da Informação pela URCAMP. Atua como bibliotecária, desenvolvendo projetos e atividades técnicas, de gestão, comunicação, educação e atendimento ao público, e como professora em cursos de graduação e pós-graduação. Na Ciência da Informação tem experiência em ensino, pesquisa e extensão, enquanto na Educação envolve-se com debates e pesquisas sobre a Educação Superior. Principais temas de interesse: comunicação científica, serviços de informação, competências informacionais, bibliotecas universitárias e educação superior. 

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Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Eixo "Gestão e liderança em movimento"