A contação de histórias enquanto incentivo à leitura

relatos de experiência de uma bibliotecária nas escolas e creches da rede municipal de Maragogi/AL

Autores

  • Rosa Cristina da Conceição SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA DE MARAGOGI/AL

Palavras-chave:

Leitura, Contação de histórias, Bibliotecária, Educação

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal o de incentivar o hábito da leitura em crianças através da arte de contar histórias. A Metodologia foi o relato de experiência com o passo-a-passo das ações executadas dentro do projeto desde o começo até o presente momento e sua fundamentação. O resultado alcançado foi satisfatório, uma vez que, todos os envolvidos demonstraram satisfação com o andamento da execução do projeto. As considerações finais acerca deste trabalho são de que a arte de contar histórias é uma boa alternativa de incentivo à leitura e o trabalho em equipe facilita o desenvolvimento e execução do projeto.

 

Referências

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices.5. ed. São Paulo: Scipione, 2005.

Associação Viva e deixe viver. Disponível em: https://www.vivaedeixeviver.org.br. Acesso em: 14 set. de 2024.

CAMPELLO, Biblioteca Escolar: conhecimentos que sustentam a prática. Belo Horizonte: autêntica, 2012.

CASARIN, Sidnéia Tessmer. Relato de Experiência e Estudo de Caso: algumas considerações. Disponível em: . Acesso em 16 set. de 2024

FREIRE, Paulo. A Importância do ato de ler: em três artigos que se completam . 50. ed. São Paulo: cortez, 2009.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

GIORDANO, Alessandra. A arte de contar histórias e o conto de tradição oral em práticas educativas. Construção Psicopedagógica, São Paulo, v. 21, n. 22, p. 26-45, 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cp/v21n22/04.pdf. Acesso em: 03 jul. 2024.

IFLA. As bibliotecas e a implementação da Agenda 2030 da ONU. Disponível em: https://www.ifla.org/wp-content/uploads/2019/05/ assets/hq/topics/libraries-development/documents/libraries-un-2030-agenda-toolkit-pt.pdf.Acesso em: 10 jul. 2024

Downloads

Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Eixo "Gestão e liderança em movimento"