Do letramento informacional para o letramento racial

a presença da pluridiversidade no acervo

Autores

Palavras-chave:

Desenvolvimento de coleções, Letramento racial, Letramento informacional, Negros-Brasil, Afrocentricidade

Resumo

O letramento informacional torna-se fundamental para construção de um pensamento crítico dos indivíduos que estende a compreensão da diversidade étnica existente na sociedade brasileira. Os acervos bibliográficos das bibliotecas colaboram para a formação do leitor quando oferece material que preza pela pluriversidade. Nesse sentido, foi realizado um levantamento das obras presentes no acervo da Biblioteca do Instituto Federal de São Paulo, Campus Campinas, que colaboram para o letramento racial dos seus usuários. Com isso, foi possível evidenciar a importância dessas obras na construção identitária positiva dos indivíduos, principalmente, para os estudante negros.

Biografia do Autor

Luciana de Souza Gracioso, UFScar

Pós-doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Coimbra (2019). Doutora em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e Universidade Federal Fluminense (2008). Professora Associada no Departamento de Ciência da informação da UFSCar. Foi chefe do Departamento de Ciência da Informação (2019-2022), e é atual vice-chefe do DCI. Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciência da informação - PPGCI (2016 - 2017) e Coordenadora de Curso de Graduação (2009-2014). Atua como docente permanente no PPGCI e como colaboradora no Programa de Pós Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS). Foi Professora Visitante no Exterior (PVE CAPES) junto ao Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2018-2019). É pesquisadora junto ao Centro de Estudos Interdisciplinares - CEIS20, da Universidade de Coimbra. É associada a Information Society for Knowledge Organization (ISKO) e a Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB). Coordenadora do GT 01 da Ancib (2024-2026). Secretária da ISKO Brasil (2024-2026) Foi tutora do Programa de Educação Tutorial do Curso de Biblioteconomia e Ciência da informação PET/BCI (2013 - 2018). É coordenadora responsável pelo Termo Aditivo de Cooperação Internacional com a Universidade de Coimbra, pelo Departamento de Ciência da informação. É líder do Grupo de pesquisa: Pragma: estudos pragmáticos em ciência da informação. Coordenou projetos financiados pelo CNPQ sobre Plataformas interativas e desenvolvimento de Bibliotecas para ambientes de Educação à distância. Participou como pesquisadora de projetos financiados pela FAPESP sobre as Fazendas Históricas Paulistas. Atua principalmente nos seguintes temas: Estudos da linguagem em Ciência da informação, Organização do conhecimento e Epistemologia da Ciência da informação. Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998); especialização em Uso estratégico da tecnologia em informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), mestrado em Ciência da Informação e Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2002).

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Publicado

2024-12-17