Bibliotecas escolares

ambientes de aprendizagem e inclusão

Autores

  • Evelyn Ruani de Souza SESI-SP

Palavras-chave:

Bibliotecas escolares, Inclusão social., Diversidade cultural

Resumo

As bibliotecas escolares da Rede SESI-SP estão passando por uma transformação significativa, posicionando-se como ambientes inovadores que promovem não apenas o acesso ao conhecimento, mas também a inclusão social e cultural. Este novo paradigma reconhece as bibliotecas escolares como ambientes essenciais para o desenvolvimento educacional e social dos alunos, integrando conexões humanas, acolhimento e conhecimento de forma abrangente, refletindo um esforço mais amplo de promover uma educação que valorize a diversidade. O objetivo deste trabalho é explorar e analisar as iniciativas voltadas às ações afirmativas de inclusão e combate a discriminações e preconceitos, assim como do reconhecimento e valorização das identidades étnico-raciais nas bibliotecas escolares da Rede SESI-SP, com o intuito de identificar estratégias eficazes que possam contribuir para o avanço de políticas públicas e práticas educacionais que promovam uma sociedade mais justa, equitativa e culturalmente diversa.

Referências

BRASIL. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 20 dez. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 18 jul. 2024.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. In: Brasil. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2004.

CALDIN, Clarice Fortkamp. Reflexões acerca do papel do bibliotecário de biblioteca escolar. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. 163-168, jan. 2006.

CARVALHO, Josemar Pinheiro de. Lei que inclui a história e cultura afro-brasileira na educação básica faz 20 anos. 2023. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2023/03/02/lei-que-inclui-a-historia-e-cultura-afro-brasileira-na-educacao-basica-faz-20-anos. Acesso em: 18 jul. 2024.

CERRAO, Natáia Gallo. Biblioteca escolar antirracista: manifestações de racismo e preconceito étnico-racial na literatura de cordel. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, n. Especial, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/35474. Acesso em: 15 set. 2024.

IFLA. Diretrizes da IFLA/UNESCO para a biblioteca escolar. 2005. Disponível em: https://archive.ifla.org/VII/s11/pubs/SchoolLibraryGuidelines-pt_BR.pdf. Acesso em: 18 Jul. 2024.

PETIT, Michèle. A Arte de Ler: ou como resistir à adversidade. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2010. 302 p.

ROCA, Glória Durban. Biblioteca escolar hoje: recurso estratégico para a escola. Porto Alegre: Penso, 2012. 110 p.

SESI-SP. Bibliotecas Escolares. Disponível em: https://www.sesisp.org.br/educacao/bibliotecas-escolares. Acesso em: 15 set. 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-17