O lugar da normalização nas instituições de ensino da Rede Federal de Educação Profissional, Cientifica e Tecnológica (RFEPCT)

Autores

Palavras-chave:

Normalização, Documentação, Documentos oficiais, ABNT

Resumo

O presente trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa documental feita nos manuais de normalização das instituições de ensino da Rede Federal. Os resultados evidenciam que os manuais institucionais de normalização são elaborados com base nas regras das normas de informação e documentação da ABNT.  Abordam os trabalhos acadêmicos, segundo a norma 14.724 de 2011, e documentos acadêmicos para os diferentes níveis de ensino. Embora isso possa gerar questões e dúvidas na leitura dos manuais, o que se sugere a oferta de minicurso e oficinas, o lugar da normalização é no ambiente acadêmico proporcionado pelas instituições.

Biografia do Autor

Rodrigo Alves Santos , CEFET-MG

é professor de Língua Portuguesa, Literatura e Cultura do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Campus Divinópolis, atuando em cursos técnicos de nível médio, na educação de nível superior e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Possui graduação em Letras Licenciatura, com habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas de Expressão Portuguesa pela Universidade Federal de Viçosa (1997), mestrado em Ciências e Praticas Educativas pela Universidade de Franca (2003) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Tem experiência nas áreas de Letras e Educação, com ênfase em Educação, Linguagem e suas Tecnologias, atuando como professor e pesquisador principalmente nos seguintes temas: formação de leitores e leitura literária; análise de livros e manuais didáticos para o ensino de Português língua materna e estrangeira; formação de professores, didática, métodos e técnicas de ensino/aprendizagem no ensino médio e no superior; uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na formação de leitores em contextos escolares (nível médio e superior) e não escolares.

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Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Eixo "Ciência da Informação: diálogos e conexões"