Competências necessárias ao bibliotecário para atuar como gestor do conhecimento

Autores

Palavras-chave:

Bibliotecário, Competências profissionais, Gestor do conhecimento

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi identificar e classificar as competências do profissional de Biblioteconomia para atuação como gestor do conhecimento nas organizações. Foram identificadas 25 competências, sendo dez classificadas como prioritárias: adaptabilidade, aprendizagem, ciência e tecnologia, criatividade e inovação, comprometimento, comunicação, ética, gestão, inteligência emocional, organização, proatividade, relacionamento interpessoal, resolução de problemas, técnicas de gestão do conhecimento e, por fim, trabalho em equipe. Como conclusão, o conjunto de competências estabelecido sinaliza a importância de competências técnicas e pessoais para o desempenho eficiente da função de gestor do conhecimento por parte do bibliotecário.

Biografia do Autor

Vinicius Rodrigues Pereira dos Santos, Universidade Nove de Julho

Mestre em Informática e Gestão do Conhecimento pela Universidade Nove de Julho, Programa de Pós-graduação em Informática e Gestão do Conhecimento da Universidade Nove de Julho

José Fernando Modesto da Silva, Universidade de São Paulo

Doutor em Ciências da Comunicação pela USP, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da USP

Francisco Carlos Paletta, Universidade de São Paulo

Doutor em Documentación: Archivos y Bibliotecas en el Entorno Digital, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da USP

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Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Eixo "Formação e identidade profissional"