Estratégias de aplicação da competência crítica em informação nos repositórios institucionais

um olhar inclusivo aos povos originários

Autores

  • Angerlânia Rezende Universidade Federal da Paraíba
  • Ronnie Anderson Nascimento de Farias Universidade Federal do Pará
  • Carla Beatriz Marques Felipe

Palavras-chave:

Competência crítica em informação, Povos originários, Repositórios institucionais.

Resumo

Esta pesquisa objetiva apresentar estratégias de aplicação da competência crítica em informação nos repositórios institucionais. Procedimentalmente, é uma pesquisa exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico. Como resultados, apresentam-se recomendações para a aplicação da competência crítica em informações e os repositórios institucionais, como ação que podem contribuir para pesquisas mais abrangentes e inclusivas, relacionadas aos povos indígenas, fornecendo informações importantes sobre suas culturas e preservação de seus conhecimentos. Conclui-se que essa competência é essencial nesse campo e os repositórios institucionais são plataformas necessárias para democratizar e tornar acessível a produção científica e cultural dos povos indígenas.

Biografia do Autor

Angerlânia Rezende, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco. Graduação em Secretáriado Executivo pela Universidade Federal de Pernambuco. Graduação em Biblioteconomia pelo Centro Universitário Claretiano. 

Ronnie Anderson Nascimento de Farias , Universidade Federal do Pará

Biliotecário no Hospital Universitário da Universidade Federal do Pará. Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco.  Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Carla Beatriz Marques Felipe

Professora Adjunta do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG), na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia-IBICT (PPGCI IBICT/UFRJ). Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI/UFPE ). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Referências

ALMEIDA, Maria Regina Celestino de. Os índios na história do Brasil. Revista Brasileira de História, vol. 30, nº 59, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbh/a/SRhv5rjSyHFjtdSCchQhnfG/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 ago. 2024.

BEZERRA OLIVEIRA, Damião; GOMES, Raphael Carmesin. Epistemologia de fronteiras em Walter Mignolo: compreensão, críticas e implicações na pesquisa em educação. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 35, n. 74, p. 643–677, 2021. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/55175. Acesso em: 10 ago. 2024.

BUTHELEZI, Simiso; OCHOLLA, Dennis; DLAMINI, Petros. Strategies for documenting and disseminating indigenous knowledge at a South African university. SAJIM (Online), Cape Town, v. 26, n. 1, p. 1-13, 2024. Disponível em: https://encurtador.com.br/PHdlK. Acesso em: 04 jul. 2024.

DEROCHE, Frédéric. La notion de “peuples autochtones”: une synthèse des principaux débats terminologiques. In: FRITZ, Jean Claude; DEROCHE, Fréderic; FRITZ, Gérard. La nouvelle question indigène: Peuples autochtones et ordre mondiale. Paris: L’Harmattan, 2005.

DORRICO, Julie. Vozes da literatura indígena brasileira contemporânea: do registro etnográfico à criação literária. In: DORRICO, Julie; DANNER, Leno; CORREIA, Heloisa; DORRICO, Julie; DANNER, Fernando; DANNER. Literatura indígena brasileira contemporânea: criação, crítica e recepção. Porto Alegre, RS: Editora, 2020.

ELMBORG, James. Critical information literacy: definitions and challenges. In: WILKINSON, Carroll Wetzel; BRUCH, Courtney (Orgs.). Transforming information literacy programs: intersecting frontiers of self, library culture, and campus community. Chicago, IL: Association of College and Research Libraries, 2012.

ELMBORG, James. Critical information literacy: Implications for instructional practice. The Journal of Academic Librarianship, Amsterdam, v. 32, n. 2, p. 192-199, 2006.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

MIGNOLO, Walter. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. Revista brasileira de ciências sociais, v. 32, n. 94, p. 1-18, jun. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/nKwQNPrx5Zr3yrMjh7tCZVk/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 22 maio 2024.

ICICT – Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Repositório Arca disponibiliza mais de 1.500 documentos sobre saúde indígena. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2024. Disponível em: https://encurtador.com.br/9vA1r. Acesso em: 08 jul. 2024.

LEITE, Fernando; AMARO Bianca; BATISTA Tainá; COSTA Michelli. Repositórios institucionais: boas práticas para a construção de repositórios institucionais da produção científica. Brasília, DF: IBICT, 2012.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria método e criatividade. Petrópolis, Rio de Janeiro, Vozes, 2010.

MIGNOLO, Walter. The darker side of western modernity: global futures, decolonial options. Durham, Duke University Press, 2011.

NEVES, Elton Bentes; SANDRI, Eliseu Adilson. O Repositório Digital Indígena para Proteção e Preservação dos Saberes Tradicionais Indígenas de Roraima – Brasil. Cadernos de Prospecção, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 379–395, 2022. DOI: 10.9771/cp.v15i2.47038. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/nit/article/view/47038. Acesso em: 8 jul. 2024.

OLIVEIRA, Damião Bezerra; GOMES, Raphael Carmesin. Epistemologia de fronteiras em Walter Mignolo: compreensão, críticas e implicações na pesquisa em educação. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 35, n. 74, p. 643–677, 2021. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/55175. Acesso em: 22 maio. 2024.

OLIVEIRA, Maria Lívia Pachêco de; SOUZA, Edivanio Duarte de. Competência crítica e desordem da informação: da atuação dos agentes ao protagonismo social. In: Arthur Coelho Bezerra; Marco Schneider. (Org.). Competência crítica em informação: teoria, consciência e práxis. Rio de Janeiro: IBICT, 2022. p. 77-86. Disponível em: https://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/1200/1/Bezerra%20%26%20Schneider%20-%20Compet%c3%aancia%20Cr%c3%adtica%20em%20Informa%c3%a7%c3%a3o%20%282022%29.pdf. Acesso em: 22 jun. 2024

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA PROPRIEDADE INTELECTUAL (OMPI). Organização Mundial da Propriedade Intelectual. Genebra: OMPI, [2024]. Disponível em: https://www.wipo.int/pt/web/office-brazil. Acesso em: 10 ago. 2024.

PEREIRA, Beneildo Rodrigues Oliveira; SOUZA, Edivanio Duarte de. Patentes e conhecimentos tradicionais: uma breve discussão acerca da apropriação de propriedades coletivas. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 22, 2022, Porto Alegre. Anais [...] Porto Alegre: PPGCI/UFRS, 2022. Disponível em: https://enancib.ancib.org/index.php/enancib/xxiienancib/paper/view/1046/768. Acesso em: 22 jun. 2024.

PEREIRA, Beneildo Rodrigues Oliveira; PINHEIRO, Edna Gomes; SOUZA, Edivanio Duarte de. Ética intercultural da informação: convergências teórico-conceituais em torno do pensamento de fronteira. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 23, 2023, São Cristóvão, SE. Anais [...] São Cristóvão, SE: PPGCI/UFS, 2023.

PERIOTTO, Caroline; ARAKAKI, Felipe Augusto; GRACIOSO, Luciana; COSTA, Luzia Sigoli; MASSA, Jair de Jesus. Representatividade de etnia indígena em produção científica no Repositório Institucional da UFSCar: reflexões e ações preliminares. In: WORKSHOP DE INFORMAÇÃO, DADOS E TECNOLOGIA – WIDaT, 7., 2024, [S. l.]. Anais [...]. [S. l.]: WIDaT, 2024. v. 7, p. e171. Disponível em: https://labcotec.ibict.br/widat/index.php/widat2024/article/view/171. Acesso em: 9 jul. 2024.

PAIVA, Eliane Bezerra. Narrativas indígenas: construindo identidades e constituindo-se em fontes de informação. 2013.199f. Tese (Doutorado em Linguística) - Programa de Pós-graduação em Linguística, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del poder y clasificación social. Buenos Aires: Clacso, 2014.

REZENDE, Angerlânia; CARVALHO, Wellington Marçal de; FARIAS, Ronnie Anderson Nascimento de; PAIVA, Eliane Bezerra. Povos Originários/Indígenas em foco guia de fontes de informação especializada. Conhecimento em Ação, Rio de Janeiro, v. 8, n.2, jul./dez 2023. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/59539. Acesso em: 20 jan. 2024.

SALCEDO, Diego; SILVA, Jhoicykelly. Um dispositivo digital de mediação cultural: o caso do repositório filatélico brasileiro. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 16, p. 1-22, 2020. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/ article/view/1248/1216. Acesso em: 04 jul. 2024.

SANTOS, Maria Cristina. A. Caminhos historiográficos na construção da História Indígena. História Unisinos, São Leopoldo, vol. 21, núm. 3, p. 337-350, 2017. Disponível em: http://www.redalyc.org. Acesso em: 8 jul. 2024.

SCHNEIDER, Marco. CCI/7: Competência crítica em informação (em 7 níveis) como dispositivo de combate à pós-verdade. In: BEZERRA, Arthur Coelho et al. (Orgs.). iKrítika: estudos críticos em informação. Rio de Janeiro: Garamond, 2019, p. 73-116.

SILVA, Edna Lúcia; MENEZES, Estera. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. 4. ed. rev. atual. Florianópolis: UFSC, 2005.

TERENA, Marcos. “Itinenóe Purutuíhako, Ainapó Nhakóe Ambenha Nhánheke, Vookuke Gonhuhótimo Kali Inzonéo, Kuánemaka Kali Émó-Hum, Enómone Vomixóne Ihái Vovokuké”. In: MORIN, Edgar. Saberes globais e saberes locais: o olhar transdisciplinar. Rio de Janeiro: Garamond, 2010. p. 15-34.

TEWELL, Eamon. A decade of critical information literacy. Communications in Information Literacy, v. 9, n. 1, 2015. Disponível em: https://pdxscholar.library.pdx.edu/comminfolit/vol9/iss1/2/. Acesso em: jan. 2022.

UNDRIP. Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas. Rio de Janeiro: Organização das Nações Unidas, 2008. Disponível em: https://www.acnur.org/fileadmin/Documentos/portugues/BDL/Declaracao_das_Nacoes_Unidas_sobre_os_Direitos_dos_Povos_Indigenas.pdf. Acesso em: 03 ago. 2023.

Downloads

Publicado

2024-12-17