Bibliotecas universitárias como espaços de ressocialização de indivíduos apenados

o caso do Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual da Paraíba

Autores

  • Ana Virginia de Queiroz Melo Leite UEPB
  • Gabrielle Francinne de S. C. Tanus UFRN

Palavras-chave:

Ressocialização, Bibliotecas universitárias, Reeducandos, Sistema prisional

Resumo

Descreve a inclusão de indivíduos do sistema prisional nos serviços prestados pelo Sistema Integrado de Bibliotecas, da Universidade Estadual da Paraíba. Os mesmos são participantes do Projeto Cidadania é Liberdade, oriundos dos regimes aberto, semiaberto e liberdade condicional. Este trabalho se classifica como pesquisa bibliográfica, pois visa discutir a questão prisional na Paraíba, a importância dessa iniciativa e os impactos sociais, demonstrando como o reeducando pode aprender e usufruir do convívio amistoso com a comunidade acadêmica. Apresenta, ainda, o contraponto da curiosidade científica, onde é comum trabalhos em bibliotecas prisionais e não o contrário, com o apenado convivendo no ambiente universitário.

Biografia do Autor

Gabrielle Francinne de S. C. Tanus, UFRN

Professora adjunta do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutora e Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Líder do grupo de pesquisa "Estudos críticos em Biblioteconomia e Ciência da Informação" cadastrado no CNPq. Trabalhou como bibliotecária no Sistema de Bibliotecas da UFMG.

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Publicado

2024-12-17