A aplicação de jogos na avaliação do curso de referências e citações com base nas normas da ABNT
relato de experiência das bibliotecárias do Ifes campus Vila Velha
Palavras-chave:
Jogos educativos, Tecnologia educacional, Pesquisa - Normas, Citações - Normas, BibliotecáriasResumo
A presente pesquisa tem o objetivo de relatar a experiência de duas bibliotecárias no uso de jogos digitais educativos, para avaliar o aprendizado dos estudantes dos cursos técnico, superior e pós-graduação do campus Vila Velha do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), durante a oferta de instruções para a elaboração de referências e citações com base nas normas vigentes. A pesquisa se configura do tipo exploratória, com abordagem quantitativa, e a coleta de dados foi feita por meio da aplicação de questionário aos estudantes participantes do curso, com perguntas fechadas e abertas. O resultado da pesquisa mostrou que os estudantes reconhecem o potencial dos jogos digitais como uma ferramenta para avaliar o aprendizado no curso ofertado.
Referências
ALVES, Flora. Gamification: como criar experiências de aprendizagem engajadoras um guia completo: do conceito à prática. 2. ed. São Paulo: DVS, 2015.
BARROS, Márcia Graminho Fonseca Braz e; MIRANDA, Jean Carlos; COSTA, Rosa Cristina. Uso de jogos didáticos no processo ensino-aprendizagem. Revista Educação Pública, v. 19, n. 23, 1 de out. 2019. Disponível em: https://acesse.dev/qIivc. Acesso em: 2 jul. 2024.
GIL, Antonio Carlos. Como fazer pesquisa qualitativa. 1. ed. Barueri: Atlas, 2021.
LOZADA, Gisele; NUNES, Karina da Silva. Metodologia científica. Porto Alegre: Sagah, 2019.
MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, Lilian; MORAN, José (Org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018. cap. 1, p. 2-25.
RIBEIRO, Andréa Lourdes. Jogos online no ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. In: COSCARELLI, Carla Viana (Org.). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016. cap. 10, p. 160-174.
VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.