Acessibilidade nas bibliotecas do Instituto Federal do Espírito Santo

Autores

  • Quezia Barbosa de Oliveira Amaral INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
  • Larissy Alves Cotonhoto

Palavras-chave:

Bibliotecas e pessoas com deficiência, Educação inclusiva, Acesso à informação., Tecnologia Assistiva.

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo investigar as barreiras e as possíveis soluções de acessibilidade para uso das bibliotecas do Instituto Federal do Espírito Santos (IFES) por pessoas com deficiência motora, auditiva e visual. Para tanto realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza aplicada. Os sujeitos participantes foram os estudantes com deficiência motora, visual e auditiva do Ifes, dos campi Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica. Os procedimentos metodológicos definidos compreendem as seguintes fases: levantamento de dados dos estudantes com deficiência, aplicação do questionário e observação por meio de visita aos campi participantes. Os resultados apontaram uma melhora quanto à acessibilidade arquitetônica, porém as bibliotecas do Ifes necessitam se preparar melhor para atender aos estudantes com deficiência, quanto aos aspectos comunicacionais, instrumentais e atitudinais. A pesquisa aponta a falta de acessibilidade nesses espaços e a necessidade de uma parceria da biblioteca com o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), a coordenação do curso ou outros setores que se fizerem necessários, a fim de que a biblioteca se prepare para melhor receber esses estudantes.

Referências

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Publicado

2024-12-17