Dispositivos culturais em territórios de luta

bibliotecas por entre classes dominantes e populares

Autores

Palavras-chave:

Biblioteca popular, Paulo Freire, Biblioteca pública, Bibliotecas de Centro Educacional Unificado (CEU)., Bibliotecas de Medellín

Resumo

O estudo adotou a perspectiva das bibliotecas enquanto dispositivos culturais presentes em territórios de lutas ao longo da história. Teve por objetivo contribuir para o rompimento da percepção sobre esses lugares enquanto meros reprodutores de matrizes simbólicas dominantes. Com metodologia de abordagem qualitativa, fundamentou-se em recorte teórico histórico sobre bibliotecas e a concepção educativa freireana. Os resultados compreendem discussão e exemplificação de bibliotecas potencialmente educativas e propiciadoras de emancipação popular. Conclui-se que bibliotecas públicas de CEU e do ecossistema de bibliotecas do Valle de Aburrá promovem protagonismo cultural e educacional, fortalecendo comunidades e contribuindo para uma sociedade democrática participativa.

Biografia do Autor

Cássia Ferreira Costa, Universidade de São Paulo

Mestranda em Ciência da Informação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), na linha de Apropriação Social da Informação. Pós-graduada em Gestão de Serviços de Informação, 2015 e graduada em Biblioteconomia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) em 2011. Pesquisa a contribuição dos Bibliotecários nas políticas públicas de incentivo ao livro, leitura, literatura e biblioteca, com ênfase na literatura periférica e festas literárias na cidade de São Paulo.

Suelen Camilo Ferreira, Universidade de São Paulo

Graduada em Biblioteconomia e Ciência da Informação, com ênfase em Informação Tecnológica e Empresarial e Mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos (PPGCI/UFSCar) - área de concentração Conhecimento, Tecnologia e Inovação, linha de pesquisa Tecnologia, Informação e Representação. Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola da Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (PPGCI/ECA/USP) - área de concentração Cultura e Informação, linha de pesquisa Apropriação Social da Informação. Atualmente pesquisa linguagens especializadas no contexto da Biblioeducação.

Guilherme Fellipin dos Santos, Universidade de São Paulo

Bacharel em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (2015-2019). Mestre em Ciência da Informação, na linha de pesquisa Cultura e Informação com ênfase na área de Apropriação Social da Informação, pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (2020- 2023), Doutorando em Ciência da Informação, na linha de pesquisa Cultura e Informação com ênfase na área de Apropriação Social da Informação, pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (2024- ). Membro da Junta Diretora da SoLEI (Sociedae Latino-americana de Estudos Interculturais).
Membro do PRACTIC - Grupo de Pesquisa de Práticas Culturais e Tecnologias de Informação e Comunicação. Publicações sobre os temas Epistemologias do Sul, Decolonialidade e Anticolonialidade, Dispositivos Culturais e resistência cultural, ação cultural.

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Publicado

2024-12-17