Avaliação da satisfação dos usuários do Sistema de Bibliotecas da UFAM

uma análise comparativa entre 2017 e 2024

Autores

  • Geyse Maria Almeida Costa de Carvalho UFAM
  • Lúcia Martins UFAM
  • Kamila Silva UFAM
  • Rosenira Oliveira UFAM

Palavras-chave:

Pesquisa de satisfação, SISTEBIB - UFAM, Biblioteca universitária, Estudo de caso

Resumo

A pesquisa avaliou a eficiência, acessibilidade e relevância dos serviços ofertados pelo Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Amazonas. Utilizou-se abordagem exploratória, bibliográfica e quali-quantitativa, coletando dados via questionários online de discentes, docentes e técnicos administrativos da universidade. Os dados revelaram áreas eficientes como qualidade dos serviços oferecidos, atendimento prestado pelos funcionários e, também, áreas necessitando de ajustes como a estrutura física e atualização do acervo, com adaptações sugeridas. A análise, conduzida com Google Planilhas, categorizou respostas em qualidade, acessibilidade, relevância, infraestrutura e atendimento, evidenciando áreas para melhorar e serviços menos satisfatórios.

Biografia do Autor

Geyse Maria Almeida Costa de Carvalho, UFAM

Doutoranda em Ciências da Educação pela Christian Business School. Mestranda em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares Pela Universidade Aberta de Portugal. Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação pela Universidade do Estado do Amazonas (2024). Especialização em Comunicação e Informação Educacional e Empresarial pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2016). Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (2013). Bibliotecária Documentalista na Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Atualmente exerce a função de Diretora da Biblioteca Setorial de Ciências Exatas e Engenharias. Possui experiência em treinamentos em bases de dados, gestão de mídias globais, repositórios institucionais, acessibilidade na web, normalização acadêmica. Atuação profissional nas seguintes áreas: Ciência aberta, repositórios, gerenciamento de sites, gestão de mídias globais, prospecção da inovação, treinamentos em bases de dados e gestão.

Lúcia Martins, UFAM

Doutoranda em Ciências da Educação/CB School (2024). Mestra em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação/PROFNIT UFAM (2021). Especialização em Gestão Pública (2012), Especialização em Desenvolvimento Regional na área de População (2007) e Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (2001). Experiência profissional com ênfase em Bibliotecas Universitárias, atuando principalmente nos seguinte tema: Serviço de Referência, Propriedade Intelectual, Inovação e Empreendedorismo.

Kamila Silva, UFAM

Técnica em Biblioteconomia (IFAM), Bibliotecária (UFAM), Especialista em Marketing Digital (Metropolitana). Mestrado profissional em andamento em Marketing Digital.

Rosenira Oliveira, UFAM

Doutora em Engenharia de Produção (Universidade Metodista de Piracicaba) e bolsista da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas (2015-2019), Mestre em Engenharia de Produção (Universidade Federal do Amazonas) graduada em Biblioteconomia (Universidade Federal do Amazonas), ganhadora do Prêmio Genesino Braga 2019 - Categoria: Menção Honrosa. Ganhadora do Prêmio Excelência e Qualidade Brasil 2019 Categoria: Profissional do Ano 2019. É bibliotecária da Universidade Federal do Amazonas, é avaliadora do Simpósio de Engenharia de Produção (SIMPEP), avaliadora da Revista Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE. Tem experiência de atuação nos seguintes temas: Gestão do Conhecimento Organizacional, Reutilização de Conhecimento, Vantagem Competitiva e Lean Manufacturing.

Referências

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Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Eixo "Gestão e liderança em movimento"