Inteligência artificial

oportunidades e desafios para o profissional da informação no serviço de referência virtual

Autores

Palavras-chave:

Inteligência artificial, Serviço de referência, Serviço de referência virtual, Profissional da informação, Bibliotecário

Resumo

O objetivo do trabalho é realizar uma discussão sobre os impactos da Inteligência Artificial (IA) em unidades de informação, identificando oportunidades e desafios. Caracteriza-se a pesquisa como básica, exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa. Foram identificados como desafios: regulação, diretrizes e recomendações; questões éticas; capacitação e treinamento dos profissionais; alfabetização digital dos usuários e orçamento e investimento, e como oportunidades: inovação e novos recursos; economia de tempo e recursos; melhoria no atendimento/satisfação do usuário e automação de tarefas. Conclui-se que as investigações devem continuar para efetiva implementação, mas que a IA pode ser uma aliada do profissional da informação.

Biografia do Autor

Danielle Teixeira de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

  Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (PPGGOC) na Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017). Atua como Bibliotecária na Faculdade de Educação (FAE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Aline Pimenta Almeida, Universidade Federal de Minas Gerais

  Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Especialista em Biblioteconomia e gestão de bibliotecas escolares (2018). Atualmente é Bibliotecária-documentalista da Universidade Federal de Minas Gerais, atua no Acervo dos Escritores Mineiros (Faculdade de Letras). Mestranda no programa de pós graduação em Gestão e Organização do conhecimento (UFMG).

Jordana Rabelo Soares, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Biblioteconomia pela Unifor (2003). Especialista em Biblioteconomia e documentação (2010). Atualmente é Bibliotecária-documentalista da Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem. Mestranda no programa de pós graduação em Gestão e Organização do conhecimento (UFMG).

Dalgiza Andrade Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Associada da Escola de Ciência da Informação (ECI)/Programa de Pós-Graduação em Gestão da Organização e do Conhecimento (PPGGOC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UFMG (2011). Mestre em Ciência da Informação (PPGCI/UFMG-2005). Bacharel em Biblioteconomia (Escola de Biblioteconomia/UFMG-1991).

Patrícia Nascimento Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Adjunta no Departamento de Organização e Tratamento da Informação na Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora no Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento (PPGGOC) ECI/UFMG.

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Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Eixo "O mundo digital: apropriações e desafios"