Compreensões, tipos e meios de combate

um estudo sobre fake news com um corpus de bibliotecários

Autores

  • Júlia Rodrigues da Silva Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
  • Sthella Sanches Brito Universidade de Brasília (UnB).
  • Márcio Bezerra da Silva Universidade de Brasília (UnB) https://orcid.org/0000-0002-0052-7174

Palavras-chave:

Fake news, Conteúdo enganoso, Falso contexto, Biblioteca

Resumo

Analisa as compreensões e os meios adotados por bibliotecários de escolas e de faculdades da cidade da Ceilândia (Distrito Federal) no combate as fake news. Aborda propagação, tipos e checagem de fake news. Identifica, entre os resultados, segundo um questionário semiestruturado, de método indutivo, que os bibliotecários se atualizam via canais de notícias e que conteúdo enganoso é o tipo de fake news mais conhecido, porém falso contexto recebeu mais exemplificações. Conclui-se que os bibliotecários compreendem o que significa fake news, usam ambientes de checagem, defendem capacitação, alertam sobre fontes seguras e orientam os alunos sobre a checagem de informação.

Biografia do Autor

Júlia Rodrigues da Silva, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (UnB). Bolsista de pesquisa no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), seção de editoração.

Sthella Sanches Brito, Universidade de Brasília (UnB).

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (UnB).

Márcio Bezerra da Silva, Universidade de Brasília (UnB)

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Ciência da Informação e Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor na Faculdade de Ciência da Informação (FCI), da Universidade de Brasília (UnB). Tem experiência nas áreas de Processamento de Dados e de Representação e Organização do Conhecimento, atuando principalmente nas seguintes temáticas: organização da informação (com ênfase em sistemas de classificação bibliográfica e taxonomias facetadas/multidimensionais); metadados; modelagem conceitual, banco de dados; arquitetura da informação (com ênfase em representação e organização da informação); design de interface; usabilidade; automação de biblioteca; biblioteca digital; repositório digital; e software livre. Membro dos grupos de estudos: "G-Acervos manuscriptológicos, bibliográficos, iconográficos, etnográficos: organização, preservação e interfaces das tecnologias da informação e comunicação" (UFBA); "Biblioteca Digital" (UnB); e "Competência em Informação e Populações Vulneráveis" (UnB). 

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Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Eixo "O mundo digital: apropriações e desafios"