Compreensões, tipos e meios de combate
um estudo sobre fake news com um corpus de bibliotecários
Palavras-chave:
Fake news, Conteúdo enganoso, Falso contexto, BibliotecaResumo
Analisa as compreensões e os meios adotados por bibliotecários de escolas e de faculdades da cidade da Ceilândia (Distrito Federal) no combate as fake news. Aborda propagação, tipos e checagem de fake news. Identifica, entre os resultados, segundo um questionário semiestruturado, de método indutivo, que os bibliotecários se atualizam via canais de notícias e que conteúdo enganoso é o tipo de fake news mais conhecido, porém falso contexto recebeu mais exemplificações. Conclui-se que os bibliotecários compreendem o que significa fake news, usam ambientes de checagem, defendem capacitação, alertam sobre fontes seguras e orientam os alunos sobre a checagem de informação.
Referências
ALLCOTT, H.; GENTZKOW, M. "Social Media and Fake News in the 2016 Election. Journal of Economic Perspectives, Nashville, v. 31, n. 2, p. 211-36, jan./jun. 2017.
ALMEIDA, Raquel de Queiroz. Fake news: arma potente na batalha de narrativas das eleições 2018. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 70, n. 2, p. 9-12, abr. 2018. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252018000200004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 9 jul. 2024.
ALMEIDA, Amanda Holtz de Brito; BORGES, Kátia Regina Macêdo. De Cortina de Fumaça à Opinião Pública as táticas comunicacionais do Governo Bolsonaro. In: XLII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 42., Belém, 2019. Anais [...]. Universidade Federal do Pará, 2019. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2019/resumos/R14-1626-1.pdf. Acesso em: 9 jul. 2024.
AOS FATOS. Fátima. Aos Fatos. Rio de Janeiro, 2021 Disponível em: https://www.aosfatos.org/fatima/. Acesso em: 9 jul. 2024.
ARDUINO, L. G. B.; MORAES, V. A transmissão de fakenews como um recurso de propagabilidade durante a campanha eleitoral de 2018. In: XXIV CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE, 24., 2019, Vitória. Anais [...]. Universidade de Taubaté, 2019.
BELLUZZO, Regina, Célia Baptista. Competências na era digital: desafios tangíveis para bibliotecários e educadores. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, v. 6, n. 2, p. 30–50, 2008. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/772. Acesso em: 12 jul. 2024.
BORDALLO, Emanuelle; BARROS, Henrique Sales. Golpistas simulam sorteios e ‘lives’ de famosas para promover perfis no Kwai. Agência Lupa, Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/2022/03/11/golpistas-live-kwai/. Acesso em: 09 jul. 2024.
CATRACA LIVRE. Site falso imitando G1 divulga pílulas para capacidade cognitiva. Catraca Livre. Cidadania, São Paulo, 2017. Disponível em: https://catracalivre.com.br/cidadania/site-falso-imitando-g1-divulga-pilulas-para-capacidade-cognitiva/. Acesso em: 09 jul. 2024.
COSTA, Samuel. #Verificamos: Foto viral de manifestação é de 1991 e foi tirada em Moscou, não no Canadá. Agência Lupa, Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/2022/02/07/verificamos-manifestacao-canada-moscou/. Acesso em: 09 jul. 2024.
FIGUEIREDO, N. M. O Bibliotecário de Referência: métodos e técnicas de ensino. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, 1984.
FREITAS, André Lage; SANTANA, Orivaldo. Apresentação: Machine Learning: desafios para um Brasil competitivo. Computação Brasil - Revista da Sociedade Brasileira de Computação, Porto Alegre, p. 7-10, 6 jun. 2019. Disponível em: https://www.sbc.org.br/images/flippingbook/computacaobrasil/computa_39/pdf/CompBrasil_39_180.pdf. Acesso em: 02 jul. 2024.
KOHN, K.; MORAES, C. H. O impacto das novas tecnologias na sociedade: conceitos e características da Sociedade da Informação e da Sociedade. In: XXX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 30., 2007, Santos. Anais [...]. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), 2007.
MARQUES, Â. C. S.; NOGUEIRA, Erika Cristina Dias. Estratégias de visibilidade utilizadas por movimentos sociais na internet. Comunicação Midiática, Bauru, v. 7, n. 2, p. 138-161, 2012.
METZ, Rachel. The fight to stay ahead of deepfake videos before the 2020 US election. CNN Business, Atlanta, 2019. Disponível em: https://edition.cnn.com/2019/06/12/tech/deepfake-2020-detection/index.html. Acesso em: 02 jul. 2024.
MONTEIRO, Rafael. Detector de Fake News. Fakecheck. São Paulo, 2018. Disponível em: https://nilc-fakenews.herokuapp.com/. Acesso em: 9 jul. 2024
PROJETO COMPROVA. Comprova: jornalismo colaborativo contra a desinformação. Empresa foi multada por pagar propinas, não por fraudar urnas eletrônicas. Projeto Comprova, São Paulo, 2022. Disponível em: https://projetocomprova.com.br/. Acesso em: 9 jul. 2024.
SANTANA, Gislane Pereira; SIMEÃO, Elmira Luiza Melo Soares. Notícias falsas: origens, meios de disseminação, contextos e enfrentamento. In: VIII SEMINARIO HISPANOBRASILEÑO DE INVESTIGACIÓN EN INFORMACIÓN, DOCUMENTACIÓN Y SOCIEDAD, 8., 2019, São Paulo. Anais [...]. Centro de Difusão Internacional da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2019.
SEIBT, T. JORNALISMO DE VERIFICAÇÃO COMO TIPO IDEAL: A prática de fact-checking no Brasil. Orientador: Virginia Pradelina da Silveira Fonseca. 2019. 265 f. Tese (Doutorando em Comunicação e Informação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.
SIMÃO, R. B. Firehosing: por que fatos não vão chegar aos bolsonaristas. Revista Le Monde Diplomatique Brasil, São Paulo, v. 137, 2019.
SILVA, Júlia Rodrigues da; LOPES, Larissa Barcelar Pontes.; SILVA, Márcio Bezerra da. A presença das fake news em mídias sociais: um extrato de publicações sobre a Covid-19 no Facebook. Revista Fontes Documentais, Aracaju, v. 3, p. 537–546, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/354640814_A_presenca_das_fake_news_em_midias_sociais_um_extrato_de_publicacoes_sobre_a_COVID-19_no_Facebook. Acesso em: 3 jul. 2024.
SULIMAN, Mohamed. How to Disrupt the Fake News Market. Project Syndicate, Nova Iorque, 2022. Disponível em: https://www.project-syndicate.org/commentary/steps-to-disrupt-online-fake-news-market-by-mohamed-suliman-2022-03?barrier=accesspaylog. Acesso em: 5 jul. 2024.
THOTA, Aswini et al. Fake News Detection: A Deep Learning Approach. SMU Data Science Review, Dallas, v. 1, n. 3, p. 1-20, 2018. Disponível em: https://scholar.smu.edu/datasciencereview/vol1/iss3/10/. Acesso em: 5 jul. 2024.
WARDLE, Claire; DERAKHSHAN, Hossein. INFORMATION DISORDER: Toward an interdisciplinary framework for research and policy making. Strasbourg: Council of Europe, 2017. 109 p. Disponível em: https://rm.coe.int/information-disorder-toward-an-interdisciplinary-framework-for-researc/168076277c. Acesso em: 12 jul. 2024.
ZAMITH, F. O clickbait no ciberjornalismo português e brasileiro: o caso português. In: VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIBERJORNALISMO, 6. 2019, Porto. Anais [...]. Universidade do Porto, Faculdade de Letras, Porto, 2019.