A indexação com foco no enfrentamento das desigualdades de gênero e raça no campo da saúde
Palavras-chave:
Política de Indexação, Catálogo Mourisco, Desigualdade social, Gênero, RaçaResumo
Trata-se de um estudo preliminar sobre o trabalho desenvolvido pelo Grupo de trabalho de Indexação da Rede de Bibliotecas Fiocruz sobre a colaboração de uma política de indexação e padronização do vocabulário controlado para as bibliotecas. O caso relatado é um levantamento prévio feito pelo Grupo de Indexação da Rede de bibliotecas em comparativo com alguns trabalhos apresentados sobre o tema. Todavia, espera-se que esse estudo possa instigar e contribuir com a discussão, abordando de forma conceitual como combater as desigualdades de gênero e raça, principalmente no que se refere as termos no campo de Ciências da saúde.
Referências
BATISTA, L.E. et al. Produção cientifica brasileira sobre saúde da população negra: Revisão de escopo rápida. Revista ciência & Saúde coletiva, 2022. Disponível em: https://www.cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/producao-cientifica-brasileira-sobre-saude-da- populacao-negra-revisao-de-escopo-rapida/18370. Acesso em: 17 jun. 2024.
FIOCRUZ. Relatório final. In: IX Congresso Interno da Fiocruz. Disponível em: https://congressointerno.fiocruz.br/sites/congressointerno.fiocruz.br/files/documentos/IX%20Congresso%20Interno%20Fiocruz%20-%20Relat%C3%B3rio%20Final.pdf. Acesso em: 01 jul. 2024.
ICICT. Planejamento Estratégico do Icict – 2022/2026. Documento de Referência Versão para os trabalhos da 1ª Imersão. Rio de Janeiro - Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, 2022. Documento interno.
MONTEIRO, S; BRIGEIRO, M.; BARBOSA, R. Saúde e direitos da população trans.Cadernos de Saúde Pública, v. 35, 2019.
NOBLE, S.U. Algoritmos da opressão: como o google fomenta e lucra com o racismo. Santo André, SP: Rua do Sabão, 2021.
PEDRO, Wilson José Alves et al. Novas agendas científicas para sociedades em transformação. Campinas, SP: Pontes Editores, 2023.