Recurso didático para elaboração de estratégia de busca em bases de dados

Autores

  • Lizzie de Almeida Chaves UFES
  • Leonardo Dalla Bernardina Santos UFES

Palavras-chave:

Estratégia de busca, Pesquisa digital, Fontes de informação, Recursos didáticos, Capacitação

Resumo

A proposta deste trabalho é apresentar um recurso didático na forma de um formulário eletrônico para auxiliar pesquisadores na elaboração de estratégias de busca em bases de dados. O estudo se fundamenta na importância da pesquisa para o aprendizado e na necessidade de selecionar informações relevantes e confiáveis em meio à vasta quantidade de dados disponíveis online. O formulário proposto guia os usuários através de etapas simples para criar estratégias de busca eficazes, utilizando operadores booleanos e termos de pesquisa adequados. Aplicado em capacitações na UFES, o recurso mostrou-se útil, com 79,3% dos participantes relatando novos conhecimentos e 100% afirmando que utilizariam as instruções em suas pesquisas.

Referências

ALVES, Maria Bernardete Martins et al. Fontes de informação on-line: nível avançado:

revisão de literatura. Florianópolis, 2012b. 69 slides, color. Disponível em:

http://www.bu.ufsc.br/design/SLIDES_REVISAO_LITERATURA_2011_CC.pdf >. Acesso

em: 05 jun. 2024.

BASTOS, Cleverson Leite; KELLER, Vicente. Aprendendo a aprender: introdução à

metodologia científica. 29. ed. Petrópolis : Vozes, 2015.

CHIOFI, Luiz Carlos; OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de. O uso das tecnologias

educacionais como ferramenta didática no processo de ensino e aprendizagem. III

Jornada de Didática: Desafios para a docência e II Seminário de Pesquisa do CEMAD,

Londrina, p. 329-337, 2014. Disponível em:

https://www.uel.br/eventos/jornadadidatica/pages/arquivos/III%20Jornada%20de%20

Didatica%20-

%20Desafios%20para%20a%20Docencia%20e%20II%20Seminario%20de%20Pesquisa%

20do%20CEMAD/O%20USO%20DAS%20TECNOLOGIAS%20EDUCACIONAIS%20COMO

%20FERRAMENTA.pdf >. Acesso em: 17 Jun. 2024.

CHINAGLIA, Juliana Vegas. Materiais didáticos digitais e as remidiações do livro

didático impresso: uma análise dos objetos educacionais digitais. Educação &

Tecnologia, v. 19, n. 2, p. 27-39, 2014. Disponível em:

https://www.seer.dppg.cefetmg.br/index.php/revista-et/article/view/610>. Acesso

em: 07 Jun. 2024.

DEMO, Pedro. Desafios modernos da educação. 19. ed. Petrópolis : Vozes, 2013.

DEMO, Pedro. Educação Hoje - "Novas" Tecnologias, Pressões e Oportunidades.

Grupo GEN, 2009. E-book. ISBN 9788522465934. Disponível em:

<https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522465934/>. Acesso em: 10

jun. 2024.

FERNANDES, Andrino; NUNES, Rosemeri Coelho. A utilização de materiais didáticos em

curso de educação a distância. EntreVer-Revista das Licenciaturas, Florianópolis, v. 4,

n. 6, p. 72-102, jan./jun. 2014. Disponível em:

https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/85227831/3511-14437-1-PBlibre.pdf?1651326750=&response-contentdisposition=inline%3B+filename%3DA_utilizacao_de_materiais_didaticos_em_c.pdf&E

xpires=1718652203&Signature=WZp~ylBbD~iF6bKpA8T3eJxl6sc3NDteuuJ2ciTYGnKNW

sHFm6adwXeupffeoDucsN4tlpyMR59h22H5nHDbCV0Jyrt4mnpsUh6wJSUh9WWFL~S7

4Xlyfr8TzWYa3ZKlSxXxdBAv5GUwiRezAOeZ5ANTuIzw8dLRVZskNrh3O22t~gKnnPazTOZ

13

z~2H709zLe8Dx-bet9pCq26DO8yw1oFGRkNWi3CO3s5s70UaFOjOhcPJLdUoc~qaesOtzedF4Ty41aMuruyj8R2F8sOe78w8-

PkzG8XMARgsJsdWwaBOJEqe9cDoMUSJYOx4nFdrTYWulHAMaGmZoRQ8ZAiaA__&Key-Pair-Id=APKAJLOHF5GGSLRBV4ZA>.

Acesso em: 06 Jun. 2024.

FUNARO, V. N. M. B. O.; VICTORETTI, A. L.; UEHARA, B. C. Busca de informação por

alunos do curso de biblioteconomia e ciência da informação da fespsp. CRB-8 Digital,

São Paulo, v. 1, n. 1, p. 32-42, 2008. Disponível em:

https://cip.brapci.inf.br/download/46254 >. Acesso em: 02 Jun. 2024.

FRANÇA, Cláudio Márcio de; MARIANI, Ana Maria Matos de. Fontes de Informação Online. Vitória, 2016. 27 slides, color. Disponível em:

https://pt.slideshare.net/slideshow/fontes-de-informao-online/26629877>. Acesso

em: 11 Jun. 2024.

GIORDANO, R.; BIOLCHINI, J. Busca e recuperação da informação científica na web:

comportamento informacional de profissionais da informação. InCID: Revista de

Ciência da Informação e Documentação, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 125-145, 28 jun. 2012.

Disponível em: < http://www.journals.usp.br/incid/article/view/42374/46045>. Acesso

em: 07 Jun. 2024.

JACQUES, Juliana Sales; MALLMANN, Elena Maria. Recurso didático digital:

complexidade da performance docente na produção (hiper) textual. Texto Digital,

Florianópolis, v. 11, n. 2, p. 53-70, dez. 2015. ISSN 1807-9288. Disponível em:

https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-

9288.2015v11n2p53/30954 >. Acesso em: 03 jun. 2024.

MASETTO, Marcos T. (Org.). Docência na Universidade. 10. ed. Campinas: Papirus,

2009.

MIRANDA, Ana Maria Mendes; ALCARÁ, Adriana Rosecler. Busca e uso da informação:

uma abordagem sobre as habilidades informacionais de universitários. Biblionline,

João Pessoa, v. 12, n. 3, p. 94-111, 2016. Disponível em:

http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/biblio/article/view/28897/16636>. Acesso

em: 05 jun. 2024.

ROCHA, Regina Ferreira da et al. O uso da tecnologia da informação como ferramenta

no processo de ensino e aprendizagem. Revista Eletrônica eF@ tec, Garça, v. 3, n. 1, p.

1-11, 2013. Disponível em:

https://pesquisafatec.com.br/ojs/index.php/efatec/article/view/46/43>. Acesso em:

08 abr. 2024.

SARTORI, Ademilde Silveira; HUNG, Elias Said; MOREIRA, Patrícia Justo. Habilidades de

professores e estudantes da educação básica no uso das TIC como ferramentas de

ensino e aprendizagem: notas para uma prática pedagógica educomunicativa. Revista

Contexto & Educação, Florianópolis, v. 31, n. 98, p. 132-152, 2016.

SILVA, Leyde Klebia Rodrigues da; AQUINO, Mirian de Albuquerque. Fontes de

informação na Web: apropriação, uso e disseminação da informação étnico-racial no

movimento negro da Paraíba. Transinformação, Campinas, v. 26, n. 2, maio/ago.,

2014. Disponível em: < https://periodicos.puccampinas.edu.br/transinfo/article/view/6099/3812>. Acesso em: 04 jun. 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Eixo "O mundo digital: apropriações e desafios"