Desafios dos bibliotecários perante os processos de aprendizagem na biblioteca universitária

estudo de caso com usuários

Autores

  • Flávia Oliveira FURG

Palavras-chave:

Identidade profissional, Biblioteca universitária, Processos de aprendizagem, Processos educativos

Resumo

Este relato é sobre os desafios enfrentados pelos bibliotecários visando à qualificação dos processos educativos e de aprendizagem e, qualificar os serviços ofertados para a aprendizagem dos usuários. O embasamento teórico está ancorado em Paulo Freire e John Dewey. A metodologia foi qualitativa, via estudo de caso com usuários na Biblioteca Central FURG/RS. Como considerações os usuários atribuem à biblioteca papel fundamental na qualificação das aprendizagens, e a legitimam como espaço constituinte pela democratização do acesso à informação, pela mediação entre informação e conhecimento registrado e, pela constituição de espaços que contribuam para a aprendizagem.

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Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Eixo "Formação e identidade profissional"