Makerspaces
inovação em biblioteca com foco no usuário
Palavras-chave:
Biblioteca, Markerspaces em Bibliotecas, Inovação, Biblioteca universitáriaResumo
A modernização da biblioteca, ampliando a oferta de serviços, atrelada às expectativas formativas, pode manter a essência de promoção do conhecimento. Apresenta-se o caso real de uma biblioteca SENAI, embasado em fundamentos de sua atividade como biblioteca universitária, relação com o propósito institucional que a abarca, além da relação ensino-aprendizagem unindo prática e teoria. Descreve-se a inserção de um makerspace no ambiente de estudos em questão. Os resultados apresentados corroboram para a melhoria na percepção dos estudantes e ampliação do uso local, informações que subsidiam a captação de novos recursos para ajustes futuros, tornando-a um espaço mais dinâmico e inovador.
Referências
AGUILAR PINTO, Alejandra. Os serviços de referência: mudanças, desafios e oportunidades na sociedade da informação. In: RIBEIRO, Anna Carolina Mendonça Lemos; FERREIRA, Pedro Cavalcanti Gonçalves. Biblioteca do século XXI: desafios e perspectivas. Brasília: Ipea, 2017. p. 243-279. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7426. Acesso em: 26 jun. 2024.
ALMEIDA, Alex Serrano de. As bibliotecas universitárias no combate à infodemia. Revista Informação & Universidade, vol. 2, no. esp. Dossiê COVID-19, Jul./Dez. 2020, p.1-19. Disponível em: http://reviu.febab.org.br/index.php/reviu/article/view/35/31. Acesso em: 18 jun. 2024.
ALMEIDA JUNIOR, Oswaldo Francisco de. Biblioteconomia e sociedade. Brasília, DF: CAPES: UAB; Rio de Janeiro: Departamento de Biblioteconomia, FACC/UFRJ, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB Nº 16/99. Brasília: Câmara de Educação básica, 5 de out. 1999. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/PCNE_CEB16_99.pdf . Acesso em: 18 jun. 2024.
BROWN, Tim. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro, Elsevier, 2010.
CASSON, Lionel; ANTUNES, Cristina. Bibliotecas no mundo antigo. 1. ed. São Paulo: Vestígio, 2018. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 13 jun. 2024.
IFLA; UNESCO. Diretrizes para Bibliotecas Públicas. Versão original disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/6247. Editor: IFLA & UNESCO. Tradução por FEBAB - Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições Eletrônicas. 18 jul. 2022.
LITTS, B. K. Making learning: Makerspaces as learning environments. 2015. Dissertation (Doctor of Philosophy) -University of Wisconsin-Madison, 2015. Disponível em: https://asset.library.wisc.edu/1711.dl/TYA7FZZ4PAMI48M/R/file-83a6b.pdf. Acesso em: 25 jun. 2024.
MARCIAL, Viviane Fernandes. Inovação em bibliotecas. In: RIBEIRO, Anna Carolina Mendonça Lemos; FERREIRA, Pedro Cavalcanti Gonçalves. Biblioteca do século XXI: desafios e perspectivas. Brasília: Ipea, 2017. p. 43-59. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7426. Acesso em: 26 jun. 2024.
MARTINS, Beatriz Cintra. Hackerspaces, ciência cidadã e ciência comum: apontamentos para uma articulação | Hackerspaces, citizen science and common science: some notes for an articulation. Liinc em Revista, [S. l.], v. 13, n. 1, 2017. DOI: 10.18617/liinc.v13i1.3752. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/3752. Acesso em: 11 jul. 2024.
SALA, Fabiana; LOPES, Fernando Cruz; SANCHES, Gisele Aparecida Ribeiro; BRITO, Tânia Regina de. Bibliotecas universitárias em um cenário de crise: mediação da informação por meio das redes sociais durante a pandemia de COVID-19. Informação em Pauta, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 10–32, 2020. DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v5i1.2020.43933.10-32. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/43933. Acesso em: 18 jun. 2024.
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL. Guia de gestão: SENAI Lab. Brasília: SENAI-DN, 2018.
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL. Série Metódica Ocupacional – SMO: o ensino profissional para o aprender fazendo. São Paulo: Editora SENAI-SP, 2012.
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL. Metodologia SENAI de Aprendizagem Industrial. São Paulo: Editora SENAI-SP, 2019.
SANTOS, R.G.; CANDIDO, A.C. Bibliotecas como makerspace: oportunidades de implementação de um caso prático. Ciência da Informação em Revista. Maceió, v.6, n.1, p.114-125. Jan/abr. 2019.