Projeto Entre Afetos

o uso da literatura infantil em encontros de biblioterapia com crianças

Autores

Palavras-chave:

Literatura infantil, Biblioterapia, Desenvolvimento socioemocional, Projeto Entre Afetos

Resumo

Apresenta as práticas extensionistas como um meio de fomentar a cidadania através da literatura para as infâncias, colaborando para a formação de indivíduos mais conscientes e engajados socialmente. Tem por objetivo geral compreender as contribuições da biblioterapia na promoção do desenvolvimento socioemocional das crianças, utilizando a literatura infantil como ferramenta terapêutica. Aponta que a biblioterapia pode ser aplicada em diferentes ambientes, incluindo no eixo escolar, possibilitando que as crianças agucem sua percepção sobre seus sentimentos e aprendam a lidar com eles. Dispõe como percurso metodológico a pesquisa descrita através da análise qualitativa documental, o objeto de estudo é o projeto Entre Afetos desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental Tabelião Expedito Pereira. Infere seus dados a partir de duas ações do projeto com os livros ‘O monstro das cores’ e ‘Ernesto’, relatando os resultados do projeto por meio dos materiais de intervenção utilizados. Conclui-se que as práticas do projeto Entre Afetos, por meio da biblioterapia, permitiu que as crianças desenvolvessem um pensamento crítico e a autorreflexão, expandindo seus horizontes de experiências e compreensão do mundo.

 

Biografia do Autor

Katty Anne de Souza Nunes, Universidade Federal do Cariri

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia na Universidade Federal do Cariri - PPGB/UFCA. Esp. em Gestão e Docência do Ensino Superior. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM, 2011, com intercâmbio na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Atualmente, é bibliotecária na Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas - SES/AM. Empreendedora na Kuau Experiências Formativas. Professora na Pós-Graduação em Biblioterapia e Mediação da Leitura Literária, na Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Mediação da Informação e Circuitos de Formação Protagonista (GEMINFO), da Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Atuou em biblioteca escolar da Secretaria Municipal de Educação de Manaus, SEMED - Manaus, foi bolsista no Museu Amazônico, Centro Cultural dos Povos da Amazônia e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM. Voluntariamente, atou no Instituto Ler Para Crescer (ILPC), onde contribuiu como mediadora de leitura em Pontos de leitura em bairros da periferia de Manaus e coordenou algumas edições do Projeto Barco Biblioteca. Também atuou como voluntária no Projeto Carro Biblioteca/UFMG) e no projeto: Te conto no museu, no Museu Amazônico e com Rodas de biblioterapia com alunos de ensino médio na rede estadual de ensino do Amazonas. Idealizou a fez parte da coordenação do Podcast Leitura com Afeto. 

Arysa Cabral Barros , Universidade Estadual do Piauí

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Mestra em Biblioteconomia pelo Programa de Pós-graduação em Biblioteconomia - Mestrado Profissional (PPGB/UFCA). Pós-graduanda em Docência no Ensino Superior pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Pós-graduanda em História, Cultura e Literatura Afro-Brasileira e Indígena pela UniCesumar. Atualmente é professora do Curso de Biblioteconomia do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual do Piauí (CCSA/UESPI), onde atua como pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Mediação da Informação e Circuitos de Formação Protagonista (GEMINFO).

Ivina Lobo de Alencar , Universidade Federal do Cariri

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Cariri - UFCA.

José Wesley Barbosa Belino , Universidade Federal do Cariri

Graduando em Biblioteconomia na Universidade Federal do Cariri (UFCA), Campus Juazeiro do Norte. Fui bolsista nos anos de 2022 e 2023 na bolsa institucional da Procult -UFCA no projeto Museu UFCA. Membro voluntário no projeto Entre Afetos em 2023. Sou bolsista de pesquisa pela PRPI-UFCA no projeto Imagens na madeira: desenhos e gravuras como registro de memória da Região do Cariri Cearense. Estagiei no IFCE no 5 e 6 semestre. Pesquisa nas áreas de Memória, Acervo, Patrimônio, Museu, Biblioterapia e gestão.

Rafael da Silva Barreto , Universidade Federal do Cariri

Graduando em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Cariri - UFCA, campos Juazeiro do Norte. 

Referências

BARBOSA, Wendell de Freitas et al. Mapas do crime: a territorialização das facções criminosas em Juazeiro do Norte – CE. Plural, v. 30, n. 2, p. 80-107. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2023. 213892. Acesso em: 05 jun. 2024.

CALDIN, Clarice Fortkamp. A leitura como função terapêutica: biblioterapia. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 32–44, 2001. DOI: 10.5007/1518-2924.2001v6n12p32. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518- 2924.2001v6n12p32 . Acesso em: 02 jun. 2024.

DUNKER, Christian Ingo Lenz; THEBAS, Cláudio. O palhaço e o psicanalista: como escutar os outros pode transformar vidas. São Paulo: Planeta, 2019.

FAZENDO LEITURA. Atividades sobre o livro "O MONSTRO DAS CORES", de Anna Llenas. 2020. Disponível em: https://www.fazendoleitura.com/2020/11 /atividades-sobre-o-livro-o-monstro-das.html. Acesso em: 20 jun. 2024.

MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia da investigação científica para Ciências Sociais Aplicadas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2016.

MENDES, Edson Luiz; MINGHELLI, Marcelo; MARI, Cezar Luiz De. Extensão universitária na Ciência da Informação: uma abordagem crítico participativa. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 21, n. 00, p. e023004, 2023. DOI: 10.20396/rdbci. v21i00.8671645. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/ view/8671645 . Acesso em: 29 maio. 2024.

PIAZ, Rodenir Zucatelli Dal; PEREIRA, Gleice. Biblioterapia de desenvolvimento como recurso humanizador na biblioteca escolar. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, N. Especial: Biblioterapia: mediação de textos literários para a interação entre os mediados e a abertura para o diálogo, v. 28, n. 4, p. 1-20, jan./dez., 2023.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. 277p.

SOUZA, Ricardo Luiz de; FREIRE, Érika Vanessa Soares; SILVA, Yasmim dos Santos. Biblioterapia no sertão pernambucano: “Na escola, quem lê seus males cura?”. In: SAMPAIO, Débora Adriano; NUNES, Katty Anne de Souza; DANTAS, Esdras Renan Farias. Narrativas terapêuticas: práticas e perspectivas da biblioterapia. Fortaleza: Cultura & Informação; Juazeiro do Norte: Núcleo Informes, 2024. p. 35 - 56.

SILVA, Carolina Reis Theodoro da; PERUZZO, Pedro Pulzatto. A literatura como direito humano. ANAMORPHOSIS – Revista Internacional de Direito e Literatura, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 515-538, 12 Dez. 2019.

MONTEIRO, Renata Alves de Paula; CASTRO, Lúcia Rabello de. A Concepção de Cidadania como Conjunto de Direitos e sua Implicação para a Cidadania de Crianças e Jovens. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA POLÍTICA, [S. l.], p. 271-284, 2 fev. 2009

Downloads

Publicado

2024-12-17