Aspectos psicanalíticos acerca da ‘era da pós-verdade’

um estudo exploratório das intenções de usos dos insumos para produzir e disseminar as fake news na realidade virtual

Autores

Palavras-chave:

Pós-verdade, Fake news, Realidade virtual, Psicanálise

Resumo

Sujeitos perversos promovem a pós-verdade. Quais são os aspectos psicanalíticos das intenções de uso dos insumos para produzir e disseminar as fake news na pós-verdade? Objetivou-se descrever e interpretar os aspectos psicanalíticos, intenções de uso e insumos na produção e disseminação das fake news na pós-verdade. Adotaram-se a abordagem qualitativa, o método exploratório do tipo bibliográfico/documental e a psicanálise como teoria. Justifica-se pelo descortinamento mental da pós-verdade através da Psicologia/Psicanálise como faceta epistêmica da Ciência da Informação. A pós-verdade é promovida pelas mentalidades perversas que gozam através das fake news, essas que têm os insumos artísticos, informacionais/comunicacionais, didático-instrutivos e científicos.

Biografia do Autor

Sérgio Rodrigues de Santana, UFPB

Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduado em Psicologia (UFPB) e Biblioteconomia (Uniasselvi), é graduando em Arquivologia e Museologia (Uniasselvi), especialista em 'Ensino e Interdisciplinaridade' (Uniasselvi) e especialista em Arquivologia (Faculdade Domínios). É líder do Grupo de Estudos em  Interdisciplinaridades e Epistemologias  (GintEpis) e  integra o grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas em Informação, Educação e Relações Étnico-raciais (NEPIE-RE/GEINCOS-CCSA/UFPB) e realiza pesquisa na área de Epistemologia.

Annebelle Pena Lima Magalhães Cruz, ULBRA

Doutora em Educação (ULBRA/RS, 2024). Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local (Centro Universitário UNA/BH/2013). Graduada em Psicologia (UNINCOR/MG/2009), Pedagogia (FBN/AM/2023) e Ciências Sociais (ÚNICA, 2024). Formação Complementar em Pedagogia (FCE/2022). Especialista em áreas interdisciplinares (Psicologia, Gestão, Direitos Humanos, Educação Especial, outros). Membro do Grupo de Pesquisa "Cultura e Educação" (CAPES/ULBRA, 2020). 

Lília Mara Menezes, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Mestra em Letras (PROFLETRAS) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, é pós-graduada em Literatura e Ensino, pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (2011) e graduada em Letras e Artes pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2005), atualmente é professora na educação básica e tutora do curso Letras-Língua Portuguesa na UERN/UAB.

 

Eliane Epifane Martins, IEEP

Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atua como docente no Curso Técnico em Biblioteconomia do Instituto de Educação Estadual do Pará (IEEP) e bibliotecária na Companhia de Desenvolvimento da Área Metropolitana de Belém/PA (CODEM). Realiza pesquisas na área da Ciência da Informação, memória e patrimônio cultural.

Anderson Alberto Saldanha Tavares, Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento da Universidade da Amazônia, Manaus/Amazonas

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento da Universidade da Amazônia. Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará. Foi coordenador do Serviço de Arquivo Médico e Estatística do Hospital Saúde da Mulher em 2008-2009. Atuou na Assistência Social da Prefeitura de Ananindeua, tem experiência em programas e sistemas da Rede SUAS de 2011-2014.

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Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Eixo "Ciência da Informação: diálogos e conexões"