Construção de vocabulário controlado na Universidade Federal Fluminense

um projeto colaborativo entre docentes e bibliotecárias

Autores

Palavras-chave:

Elaboração de linguagens documentárias, Tesauros, Treinamento

Resumo

Em bibliotecas universitárias, a indexação de recursos informacionais é desafiante devido à diversidade de áreas do conhecimento e características das unidades informacionais. O objetivo deste trabalho é apresentar o projeto desenvolvido pelo Grupo de Trabalho de Terminologia da Universidade Federal Fluminense para capacitação de bibliotecários em gestão de bases terminológicas, com foco na criação de tesauro para a Economia. Utilizaram-se pesquisas bibliográficas e documentais para subsidiar uma pesquisa descritiva. Como resultados, expuseram-se documentos e metodologias importantes para elaboração de tesauros. Conclui-se que um projeto colaborativo entre docentes e bibliotecários tem efeito positivo no desenvolvimento profissional, aprimorando os serviços das bibliotecas.

Biografia do Autor

Ilva Pereira Lima Becker, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense(1994). Atualmente é Bibliotecário documentalista da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Ciência da Informação.

Isabella Carolina do Nascimento Pinto, Universidade Federal Fluminense

Mestranda em Biblioteconomia na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2017). Possui Especialização em Literatura Infantojuvenil pela Universidade Cândido Mendes (2021). Atualmente é bibliotecária-documentalista da Universidade Federal Fluminense - UFF. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: bibliotecário, movimento associativo, biblioteconomia social, romance, literatura, indexação e identidade profissional.

Cláudia Maria Gomes Curi, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Bliblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (1989), especialização em Sistema de Informação e Qualidade Total (2010) e mestrado em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense - PPGCIUFF (2015). Atualmente é bibliotecária da Biblioteca da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia

Laura Rocha Silveira Tavares da Silva, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda e Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense - PPGCI/UFF (2019). Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2017). Membro do grupo de pesquisa "Estudos Ônticos e Ontológicos em Contextos Informacionais: representação, recuperação e métricas". Temas de interesse: organização, representação e recuperação da informação e do conhecimento; classificação.

Tatiana Silva de Sousa, Universidade Federal Fluminense

Bibliotecária na Universidade Federal Fluminense - UFF. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense (PPGCI - UFF). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi bolsista de administração na Biblioteca do Museu de Arte da UFC, desenvolvendo atividades na área de Representação da Informação, que visa sua organização, tratamento e recuperação. Participou da bolsa de Aprendizagem Cooperativa, desenvolvendo células de estudo. Foi monitora voluntária de iniciação à docência da disciplina de Estudos de Comunidades e Usuários. Foi bolsista no projeto de extensão do Laboratório de Pesquisa em Psicologia Ambiental (LOCUS).

Referências

CAMPOS, M. L. A. A organização de unidades do conhecimento em hiperdocumentos: o modelo conceitual como um espaço comunicacional para realização da autoria. 2001. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de janeiro, 2001a.

CAMPOS, M. L. A. Linguagem documentária: teorias que fundamentam sua elaboração. Niterói: EdUFF, 2001b.

CAMPOS, M. L. A. A elaboração de modelos de domínio em ontologias: a abordagem onomasiológica e a função da definição. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 46, n. 1, p. 23-33, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.18225/ci.inf.v46i1.4016. Acesso em: 30 jun. 2024.

CUNHA, M. B. da; CAVALCANTI, C. R. de O. Dicionário de

biblioteconomia e arquivologia. Brasília, DF: Briquet de Lemos/Livros, 2008.

DAHLBERG, I. A referent-oriented, analytical concept theory of interconcept. International Classification, Munchen, v. 5, p. 122-151, 1978a. Disponível em: https://www.nomos-elibrary.de/10.5771/0943-7444-1978-3-142.pdf. Acesso em: 30 jun. 2024.

DAHLBERG, I. Ontical structures and universal classification. Bangalore: Sarada Ranganathan Endowment, 1978b. 64p.

GOMES, H. E.; CAMPOS, M. L. A. A organização do conhecimento na web: contribuições de Shiyali Ramamrita Ranganathan e Ingetraut Dahlberg. Niterói: IACS/UFF, 2019. Disponível em: https://eooci.uff.br/. Acesso em: 7 jun. 2024.

GRUPO DE PESQUISAS SOBRE TECNOLOGIAS PARA GESTÃO DA INFORMAÇÃO. TemaTres. Disponível em: http://labcoat.ibict.br/portal/?page_id=238. Acesso em: 20 jun. 2024.

LANCASTER, F. W. Indexação e resumos: teoria e prática. Brasília, DF: Briquet de Lemos/Livros, 2004.

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E GESTÃO. Secretaria de Tecnologia da Informação. Portaria n. 46, de 28 de setembro de 2016. Dispõe sobre a disponibilização de Software Público Brasileiro e dá outras providências. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.gov.br/governodigital/pt-br/plataformas-e-servicos-digitais/software-publico/portaria-46.pdf. Acesso em: 28 jun. 2024.

PINHEIRO, L. V. R.; FERREZ, H. D. Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação. Rio de Janeiro; Brasília, DF: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT, 2014. 384 p. Disponível em: http://sitehistorico.ibict.br/publicacoes-e-institucionais/tesauro-brasileiro-de-ciencia-da-informacao-1/copy_of_TESAUROCOMPLETOFINALCOMCAPA24102014.pdf. Acesso em: 28 jun. 2024.

RANGANATHAN, S. R. Prolegomena to library classification. Bombay: Asia Publishing House, 1967. 305 p. Disponível em: https://archive.org/details/in.gov.ignca.7074. Acesso em: 30 jun. 2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Manual de elaboração de tesauro para a Superintendência de Documentação (SDC): parte prática. Niterói: Estudos Ônticos e Ontológicos em Contextos Informacionais - EOOCI; Superintendência de Documentação - SDC, 2024a.

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Manual de elaboração de tesauro para a superintendência de documentação (SDC): parte teórica. Niterói: Estudos Ônticos e Ontológicos em Contextos Informacionais - EOOCI; Superintendência de Documentação - SDC, 2024b.

Downloads

Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Eixo "O mundo digital: apropriações e desafios"